Nos EUA, cresce a percepção pública de que Cannabis é mais segura que tabaco

Pauline Anderson

15 de setembro de 2023

Os resultados de uma enquete nacional mostram que, apesar da falta de dados, muitos adultos nos Estados Unidos acreditam que o consumo diário de Cannabis é mais seguro do que o tabaco, uma tendência que está em crescimento ao longo do tempo.

Metodologia

  • Embora campanhas agressivas tenham levado a uma redução drástica na prevalência do tabagismo e criado ambientes livres de tabaco mais seguros, a regulamentação que rege o uso de Cannabis — que está associada a alguns benefícios, mas também a muitos resultados negativos para a saúde — tem sido menos restritiva.

  • O estudo incluiu uma amostra representativa a nível nacional de 5.035 adultos norte-americanos, na sua maioria brancos, com média de idade de 53,4 anos, que preencheram três questionários on-line entre 2017 e 2021 sobre a segurança do tabaco e da Cannabis.

  • Nas três fases da enquete, os participantes tiveram que classificar a segurança de fumar um baseado de maconha por dia em comparação com fumar um cigarro por dia, e do fumo passivo de maconha em relação ao fumo passivo de tabaco.

  • Os entrevistados também expressaram opiniões sobre a segurança da exposição ao fumo passivo (tanto de maconha como de tabaco) em populações específicas, como crianças, gestantes e adultos (as classificações foram de “completamente inseguro” a “completamente seguro”).

  • As variáveis independentes foram idade, sexo, raça, etnia, escolaridade, renda anual, situação profissional, estado civil e estado de residência.

Conclusão

• Ao longo do tempo, houve uma tendência significativa a uma percepção cada vez mais favorável ao uso da Cannabis. Mais entrevistados relataram que a Cannabis era "um pouco mais segura" ou "muito mais segura" do que o tabaco em 2021 do que em 2017 (44,3% versus 36,7%; P < 0,001); com relação ao fumo passivo, mais entrevistados relataram que o fumo passivo da Cannabis era um pouco ou muito mais seguro do que o fumo passivo do tabaco em 2021 do que em 2017 (40,2% vs. 35,1%; P < 0,001).

• Mais pessoas opinaram que o fumo passivo de Cannabis era mais seguro do que o fumo passivo de tabaco para crianças e gestantes, e essa percepção manteve-se estável durante o período do estudo.

• Os participantes mais jovens e solteiros eram significativamente mais propensos a considerar o fumo da Cannabis como mais seguro do que o de cigarros, mas a legalidade da Cannabis no estado de residência dos entrevistados não foi associada a mudanças ao longo do tempo, sugerindo que a percepção crescente da segurança da Cannabis pode ser uma tendência nacional em vez de uma tendência observada apenas em estados onde a Cannabis é legalizada.

Implicações práticas

“Compreender a mudança de pontos de vista sobre o risco do tabaco e da Cannabis é importante, dado que o aumento da aceitação social e a diminuição da percepção do risco podem estar diretamente associados à saúde e às políticas públicas”, escreveram os pesquisadores.

Limitações

A generalização do estudo pode ser limitada pela ausência de resposta e perda de acompanhamento ao longo do tempo. A forma como foram elaboradas as perguntas da pesquisa pode ter influenciado as respostas dos entrevistados. Os participantes foram questionados sobre a segurança de fumar baseados de Cannabis vs. cigarros de tabaco e não compararam a segurança de outras formas de Cannabis fumada e vaporizada, tabaco e nicotina.

Fonte

O estudo foi conduzido pela Dra. Julia Chambers, médica do Departamento de Medicina da University of California San Francisco (UCSF), e colaboradores. O artigo foi publicado on-line em 11 de agosto no periódico  JAMA Network Open .

O estudo recebeu apoio do California Tobacco-Related Disease Research Program. A Dra. Julia informou não ter conflitos de interesses relevantes; a autora Dra. Katherine J. Hoggatt, Ph.D., do Departamento de Medicina da UCSF, informou ter recebido fundos da Veterans Health Administration durante a condução do estudo e fundos dos National Institutes of Health dos EUA, da Rubin Family Foundation e da Veterans Health Administration não relacionados ao trabalho apresentado.

Este conteúdo foi originalmente publicado no Medscape

Siga o Medscape em português no Facebook, no X (antigo Twitter) e no YouTube

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....