Três perguntas sobre doenças tropicais negligenciadas

Dra. Carla Vorsatz

Notificação

15 de setembro de 2023

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como algumas das principais doenças tropicais negligenciadas as seguintes: bouba, cisticercose, dengue, doença de Chagas, dracunculíase (doença do verme da Guiné), equinococose, esquistossomose, fasciolíase, filariose linfática, hanseníase, leishmaniose, oncocercose (cegueira dos rios), raiva, parasitoses, tracoma, tripanossomíase africana (doença do sono) e úlcera de Buruli.

Em 149 países, há 1,5 bilhão de pessoas atingidas. Embora a maior prevalência das doenças tropicais negligenciadas seja no continente africano, em termos absolutos, o Brasil tem 9 doenças da lista da OMS.

O que são doenças negligenciadas?

Segundo a OMS, as doenças negligenciadas são um conjunto de doenças associadas à situação de pobreza, a condições de vida precárias e às iniquidades em saúde.

Apesar de serem responsáveis por quase metade da carga de doença nos países em desenvolvimento, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, tradicionalmente, não priorizam esse campo.

Essas doenças são consideradas negligenciadas devido à falta de investimento na descoberta de novos medicamentos e vacinas e pela baixa eficácia dos programas de controle.

Figura 1 A origem do dinheiro para pesquisa e desenvolvimento nas doenças tropicais negligenciadas.

 

Um problema preocupante em relação às doenças negligenciadas é a coinfecção pelo vírus da imunodeficiência humana ou pela tuberculose, que favorece manifestações clínicas graves e falha terapêutica.

Com a escassez de pesquisas visando a erradicação dessas doenças, o investimento em ações preventivas e terapêuticas pode salvar vidas, prevenir deficiências, acabar com o sofrimento e melhorar a produtividade.

O Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas foi estabelecido no dia 30 de janeiro de 2020. O objetivo foi reunir apoio e ampliar esforços em um ano decisivo de ação contra doenças tropicais negligenciadas.

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....