Um homem estadunidense de 55 anos apresentou movimentos repetitivos da boca de início recente, que se assemelham à mastigação. Ele vive com a irmã, que foi a primeira a notar os movimentos há cerca de um mês. Quando indagado, o paciente não se lembrou de ter tido movimentos bucais incomuns. Ele tem história de esquizofrenia, diagnosticada quando teve uma internação psiquiátrica por alucinações auditivas e visuais aos 22 anos de idade. Desde então, as suas alucinações têm sido geralmente bem administradas com antipsicóticos. Inicialmente, foi tratado com um antipsicótico típico de primeira geração, e seu atual psiquiatra mudou o medicamento para um antipsicótico atípico de segunda geração há cerca de 10 anos. Não houve alterações no seu esquema de antipsicóticos (tipo ou dose) no ano passado. Ao exame físico, o paciente franzia e estalava os lábios de modo involuntário, repetitivo e estereotipado. Após um exame minucioso, observou-se movimento repetitivo dos dedos quando lhe foi pedido para andar com os braços relaxados ao lado do corpo. A pontuação total de discinesia pela Abnormal Involuntary Movement Scale (AIMS) foi de 8, com uma classificação global de 3. Não foi observada rigidez (que tem sido bem controlada com um anti-inflamatório nos últimos oito anos) nem distúrbio do refluxo gastroesofágico (que tem sido tratado com um inibidor da bomba de prótons nos últimos dois anos).
Medscape © 2023 WebMD, LLC
As opiniões expressas aqui são de responsabilidade pessoal do autor e não representam necessariamente a posição da WebMD ou do Medscape.
Citar este artigo: Desafio Diagnóstico: Homem de 55 anos com esquizofrenia e movimentos involuntários de início recente - Medscape - 14 de setembro de 2023.
Comente