A cardiomiopatia periparto é uma cardiomiopatia idiopática com insuficiência cardíaca secundária à disfunção sistólica do ventrículo esquerdo que ocorre nas pacientes perto do final da gestação ou no puerpério, sem nenhuma outra causa de insuficiência cardíaca identificada. Várias definições de cardiomiopatia periparto têm sido utilizadas, o que pode influenciar as taxas de incidência e prevalência da doença. A prevalência da cardiomiopatia periparto é muito variável por região geográfica, indo de 1 em 102 a 1 em 4.000 nascidos vivos. No entanto, muitos casos podem não ser reconhecidos e, portanto, é difícil saber a verdadeira prevalência da patologia. Os fatores de risco da cardiomiopatia periparto são ascendência africana, hipertensão arterial sistêmica, gestação múltipla e idade materna mais velha. Os sinais e sintomas podem mimetizar os da gestação normal, resultando em atraso no diagnóstico e complicações evitáveis.
Você consegue identificar a cardiomiopatia periparto? Faça o teste!
Medscape © 2023 WebMD, LLC
As opiniões expressas aqui são de responsabilidade pessoal do autor e não representam necessariamente a posição da WebMD ou do Medscape.
Citar este artigo: Teste rápido: Apresentação e diagnóstico da cardiomiopatia periparto - Medscape - 12 de setembro de 2023.
Comente