Dados preliminares indicam tratamento promissor para psoríase moderada a grave

Sandy Ong

13 de julho de 2023

Cingapura — O tratamento com um peptídeo antagonista do receptor de interleucina-23 (IL-23R) experimental de administração por via oral, atualmente conhecido como JNJ-2113, melhorou significativamente as lesões cutâneas em pacientes com psoríase moderada a grave avaliados no estudo FRONTIER 1.

No estudo de fase 2b, de 16 semanas, 255 adultos com psoríase vulgar moderada a grave foram randomizados em seis braços: placebo (n = 43), JNJ-2113 25 mg uma vez ao dia (n = 43), 25 mg duas vezes ao dia (n = 41), 50 mg uma vez ao dia (n = 43), 100 mg uma vez ao dia (n = 43) ou 100 mg duas vezes ao dia (n = 42).

Apenas 9,3% dos indivíduos no grupo placebo atingiram o objetivo primário do estudo, de melhora ≥ 75% no Psoriasis Area and Severity Index (PASI-75), até a 16ª semana. No grupo que recebeu a dose mais alta, o percentual foi de 78,6%.

"Além disso, o início da ação foi bastante rápido: na quarta semana, mais de 20% dos pacientes já haviam atingido o PASI 75", observou o Dr. Robert Bissonnette, médico e diretor executivo da Innovaderm Research, no Canadá, que apresentou os achados durante o 25o World Congress of Dermatology.

Os pacientes incluídos nos demais grupos demonstraram uma resposta relacionada à dose: 37,2%, 51,2%, 58,1% e 65,1% dos pacientes atingiram o PASI-75 nas posologias de 25 mg uma vez ao dia, 25 mg duas vezes ao dia, 50 mg diários e 100 mg diários, respectivamente.

"Estes resultados são muito interessantes, porque, se isso for confirmado na fase 3, nos daria uma alternativa oral seletiva para IL-23", afirmou o médico, referindo-se à via de sinalização que desempenha um papel crítico na patogênese de várias doenças inflamatórias imunomediadas, como a psoríase vulgar.

Embora raramente apresente risco à vida, esta afecção cutânea muitas vezes é de difícil tratamento. Nos últimos anos, as terapias que bloqueiam a sinalização de IL-23 e a produção de citocinas inflamatórias a jusante na cascata têm se mostrado úteis. "Temos no mercado vários imunobiológicos direcionados à IL-23 que usamos regularmente", explicou o Dr. Robert. "No entanto, atualmente não há terapias administradas por via oral".

Se bem-sucedido, o JNJ-2113 (desenvolvido pela Janssen), que é o primeiro da classe farmacológica em apresentação oral, pode mudar o paradigma de tratamento para pacientes com psoríase moderada a grave. "Quando fui apresentado ao conceito pela primeira vez, pensei que não funcionaria porque é um peptídeo e seria digerido pelo estômago", comentou o médico à plateia. "Mas, devido à sua potência e estabilidade no trato gastrointestinal, há atividade farmacológica após a ingesta".

Alternativa bem tolerada

Em média, os participantes do FRONTIER 1 tinham 44 anos e pesavam 88,9 kg. A maioria apresentava psoríase há cerca de 18 anos, com uma pontuação total no PASI = 19,05. Além disso, 43,1% já haviam sido tratados com fototerapia, 22% com imunobiológicos e 78,4% com medicamentos sistêmicos.

O PASI 90 e o PASI 100 estavam entre os desfechos secundários avaliados. Semelhante ao desfecho primário (PASI 75), todos os grupos de tratamento demonstraram uma resposta à dose estatisticamente significativa no PASI 90, em comparação com o placebo. Entre os indivíduos que receberam a dose mais alta de JNJ-2113, 59,5% e 40,5% atingiram, na semana 16, o PASI 90 e o PASI 100, respectivamente. Os números correspondentes para o grupo placebo foram de 2,3% e 0,0%.

O perfil de segurança do JNJ-2113 para todas as doses foi semelhante ao do placebo, sem evidência de aumento na ocorrência de eventos adversos (EAs) dependentes da dose. Os EAs relatados com mais frequência foram covid-19 e nasofaringite. Houve três EAs graves (covid-19, cisto infectado, tentativa de suicídio) entre os que tomaram o medicamento ativo, mas os pesquisadores avaliaram que não estavam relacionados à intervenção do estudo. Nenhuma morte, malignidade ou evento adverso cardíaco importante foram relatados durante o processo.

Solicitado a comentar de forma isenta, o Dr. Marius-Anton Ionescu, médico e Ph.D. do Hôpital Universitaire Saint-Louis, na França, especialista em psoríase, explicou ao Medscape que o novo avanço com o JNJ-2113 "é realmente promissor".

O tratamento para a psoríase vulgar melhorou a ponto de alguns imunobiológicos, como o risanquizumabe, requererem uma posologia de apenas "quatro injeções por ano", disse ele. "Este é o futuro do tratamento da psoríase: pode cair para duas injeções por ano" – um esquema mais fácil do que tomar um medicamento oral uma ou duas vezes ao dia.

"Mas é bom ter uma opção oral, porque você sempre terá alguns pacientes que dizem: 'tenho medo, injeções não são para mim'”, contextualizou ele.

No entanto, o Dr. Marius-Anton observou que, se o JNJ-2113 for aprovado nos estudos de fase 3, poderá enfrentar forte concorrência do inibidor seletivo de tirosina quinase 2 (TYK2) deucravacitinibe, que a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA aprovou para uso em adultos com psoríase vulgar moderada a grave em setembro de 2022. "Tem resultados muito bons e é a primeira terapia oral comparável aos imunobiológicos para a psoríase vulgar", explicou ele.

Entretanto, o Dr. Robert continua esperançoso para o futuro. "Acho que o JNJ-2113 vai muito além da psoríase, porque esse tipo de estratégia, usando peptídeos bloqueadores de receptores por via oral, pode ser usada em outras doenças imunomediadas, como dermatite atópica e outras condições não dermatológicas". Além de um estudo de fase 3 para psoríase vulgar moderada a grave, a Janssen planeja iniciar um estudo clínico de fase 2b do JNJ-2113 em adultos com retocolite ulcerativa.

O estudo foi financiado pela Janssen. O Dr. Robert Bissonnette informou que presta consultoria e realiza atividades de pesquisa para a Janssen e que participa de painéis de consultoria e recebe financiamento de pesquisa de várias outras empresas farmacêuticas. O Dr. Marius-Anton Ionescu é pesquisador da Psoriasis National Register France Psobioteq (sem honorários) e pesquisador e palestrante da Uriage cosmetics (com honorários).

25th World Congress of Dermatology (WCD) 2023: apresentado em 04 de julho de 2023.

Este conteúdo foi originalmente publicado no Medscape

Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....