43ª Congresso SOCESP: o que esperar

Mônica Tarantino

1 de junho de 2023

No dia 08 de junho, começa o 43o Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) ─ um dos maiores encontros de cardiologistas do mundo. Pela primeira vez em sua história, o evento terá cardiologistas mulheres tanto na presidência do Congresso como da SOCESP. O evento será presidido pela Dra. Fernanda Consolim Colombo, enquanto a SOCESP é liderada pela Dra  Iêda Biscegli Jatene.

“Isso não foi programado, mas indica que estamos em sintonia com o que está acontecendo no país e no mundo”, disse em entrevista ao Medscape a Dra. Fernanda. Na mesa de abertura do evento estará também a Dra. Andrea Brandão, atual presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia. O 43o Congresso da SOCESP é realizado de 8 a 10 de junho no Transamerica Expo Center, na cidade de São Paulo (SP).

Além das sessões científicas e das apresentações de atualização, o evento abordará desafios vivenciados pelos cardiologistas no processo de adoção de novas tecnologias durante a formação médica. “A maneira como essas tecnologias estão sendo incorporadas tem provocado desconforto entre os docentes. Precisamos discutir não apenas como isso será, de fato, absorvido, mas de que modo avaliaremos a capacitação do profissional formado com esses recursos”, pontuou a Dra. Fernanda.

Outra pauta do evento será o aprofundamento das discussões sobre o uso de dispositivos digitais na captação de informações dos pacientes e na padronização dos registros clínicos. “Neste momento, estamos saindo de um uso predominantemente individual desses dispositivos para a utilização em um volume muito maior, o que é bastante complexo. Precisamos conversar sobre quais ferramentas, etapas e critérios são necessários para essas informações terem credibilidade e respaldo científico”, comentou a presidente do evento.

O uso das novas tecnologias na prática dos cardiologistas é tão relevante que o presidente do American College of Cardiology (ACC), Dr. Hadley Wilson, falará na sessão inaugural do congresso sobre os desafios da implementação nas estratégias para redução da mortalidade por doenças cardiovasculares.

A utilização da inteligência artificial, como o ChatGPT, será tema de um simpósio conjunto da Socesp com o ACC. Dr. Hadley, que tem se dedicado a promover a inovação e a adoção de novas tecnologias na prática clínica, ressaltou a importância desse debate e do encontro. “Juntamente com o ACC, o evento da Socesp reúne as últimas inovações em cuidados cardiovasculares para todos”, disse ele. Mais discussões sobre o impacto de novas ferramentas — principalmente da inteligência artificial — estão previstas durante toda a programação na Arena Inovação e Tecnologia.

O evento também dará atenção especial a temas relacionados à avaliação do risco cardiovascular global dos pacientes e às estratégias de prevenção. Um dos destaques nesse contexto será a apresentação “Treating patients with Diabetes in the new Era”, do Dr. Christopher Granger, professor e diretor de pesquisa clínica na Duke University nos Estados Unidos. Ele fará uma revisão das informações mais atuais sobre como proteger pacientes com diabetes de complicações como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. “Houve uma revolução na forma de tratar pacientes com diabetes e doença cardiovascular”, disse o Dr. Hadley à Socesp.

“Estamos trazendo informações para dar suporte aos cardiologistas, que se veem diante de um número cada vez maior de pacientes com múltiplas comorbidades além da doença cardíaca”, contou a Dra. Fernanda.

A colaboração multidisciplinar para a redução da mortalidade cardiovascular também terá destaque no evento. “A prevenção e o tratamento das doenças metabólicas requerem uma atuação cada vez mais integrada entre médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e educadores físicos, por exemplo”, afirmou a Dra. Fernanda, lembrando que a pandemia de covid-19 evidenciou a importância das equipes multidisciplinares. Neste sentido, a Dra. Émilie Vigneault-Simard, afiliada ao Institut universitaire de cardiologie et de pneumologie de Québec, referência em enfermagem no Canadá, falará sobre o fundamental papel da enfermagem especializada no tratamento de doenças metabólicas. A palestra será ministrada durante a XXXVIII Jornada de Enfermagem em Cardiologia, parte do Congresso da SOCESP.

“Espero que todos fiquem tão empolgados como nós quando pensamos em abordagens que vão desde a prevenção até as novas tecnologias de intervenção para agir, por exemplo, quando os problemas ainda são muito iniciais, e evitar que piorem. Com esse objetivo, estamos trazendo as mais recentes informações para melhorar isso”, disse a Dra. Fernanda, ressaltando também que muitos especialistas foram convidados para falar sobre a aplicação de diretrizes atualizadas no controle de quadros como insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, dislipidemia e doença renal.

Pesquisadores estrangeiros de renome foram convidados com o intuito de ampliar as fronteiras do conhecimento. Dentre eles, o cardiologista norte-americano Dr. Peter Libby, um dos grandes nomes da pesquisa na área, que cultiva uma longa história de visitas ao Brasil e colaboração com pesquisadores locais. O Dr. Peter, que é fluente em português e atua no Brigham and Women’s Hospital, EUA, discutirá o atual arsenal terapêutico e o risco residual representado pela inflamação mediada pela proteína C-reativa de alta sensibilidade, considerada um risco maior do que a LDL à saúde cardiovascular. Ele também mostrará estudos que revelam o potencial da colchicina para reduzir eventos cardiovasculares em pessoas com infarto recente ou doença coronariana crônica.

Outro nome de peso, o Dr. Renato Lopes, afiliado ao Duke Clinical Research Institute, falará sobre o tratamento de pacientes com fibrilação atrial em cenários desafiadores. Já o Dr. Carlo Pappone, afiliado ao IRCCS Policlinico San Donato, na Itália, abordará a ablação na arritmia ventricular direita.

Há mais novidades, como a estreia da sessão Debate Socesp e a ampliação das atividades práticas a partir de sugestões dos profissionais, como técnicas de ultrassom à beira do leito. A estimativa dos organizadores é de que cerca de 7 mil cardiologistas participem do evento. A edição de 2023 do Congresso da SOCESP será somente presencial, sem a transmissão virtual realizada nos últimos anos. As apresentações que forem gravadas serão disponibilizadas em 30 dias. “Uma das características deste congresso é ser 100% presencial. Aqui, as pessoas encontram palestrantes, colegas, professores... Tudo isso favorece o intercâmbio de conhecimento”, disse a Dra. Fernanda.

Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....