Resumo da Semana_ Diante dos baixos índices de vacinação, estados prorrogam campanha vacinal contra a gripe. Justiça nega pedidos de reembolso por clínicas em nome de pacientes. Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de influenza A em adultos e VSR em crianças. Grave contaminação de peixes por mercúrio na Amazônia. Remissão total de linfoma não-Hodgkin após tratamento com linfócitos T-CAR
Leia as principais notícias da semana no Giro da Saúde:
Diante dos baixos índices de vacinação, estados prorrogam campanha vacinal contra a gripe
São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, entre outros estados, seguiram a recomendação do Ministério da Saúde e prorrogaram o encerramento da campanha nacional de vacinação contra a gripe, prevista para acabar na quarta-feira (31).
A medida foi tomada devido à baixa adesão da população, e tem como objetivo assegurar que um maior número de pessoas seja imunizado contra a influenza. A vacinação é uma estratégia fundamental na prevenção da doença sazonal, e a prorrogação busca aumentar a cobertura vacinal e proteger a saúde da população. De acordo com o último relatório do Ministério da Saúde (MS), divulgado em 29 de maio, cerca de 34,7 milhões de doses contra a gripe foram administradas de um total de quase 80 milhões de doses distribuídas em todo o Brasil. Ainda assim, a adesão à campanha de vacinação ficou aquém da meta, que é vacinar 90% da população, segundo informou em nota o MS. No último dia 12, a pasta ampliou a imunização para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade.
Justiça nega pedidos de reembolso por clínicas em nome de pacientes
Juízes estão concedendo parecer favorável aos planos de saúde que contestam judicialmente o pagamento de reembolsos a clínicas e laboratórios não credenciados que fazem a solicitação em nome dos pacientes.
Os estabelecimentos prometem consultas, exames e procedimentos sem custo em troca de uma cessão de crédito (transferência para a instituição do direito do reembolso). Os estabelecimentos usam os dados do paciente e recibos de pagamento forjados. Dados da Federação Nacional de Saúde (Fenasaúde), informam que o total reembolsado pelas operadoras passou de R$ 6 bilhões em 2019, para R$ 11,4 bilhões, em 2022.
Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de influenza A em adultos e VSR em crianças
Divulgado na quinta-feira (01/6), o Boletim InfoGripe indica aumento nos casos de influenza A, principalmente do subtipo H1N1, em adultos, enquanto se mantém o declínio nos casos positivos para o Sars-CoV-2 (Covid-19) continuam em declínio nessa faixa etária. Observa-se também um crescimento significativo de novos casos semanais e internações por Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças, especialmente na faixa até dois anos. Os dados analisados são referentes à Semana Epidemiológica (SE) 20, de 14 a 20 de maio, e foram obtidos através do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 22 de maio.
Grave contaminação de peixes por mercúrio na Amazônia
Os resultados de um estudo realizado por pesquisadores da Fiocruz, Ufopa, Greenpeace, Iepé, Instituto Socioambiental e WWF-Brasil em seis estados e 17 municípios da região amazônica revelaram grave contaminação de peixes por mercúrio.
Os piores índices estão em Roraima, com 40% de peixes com mercúrio acima do limite aceitável (maior ou igual a 0,5 µg/g, estabelecido pela Organização Mundial da Saúde – OMS); e no Acre, com e Acre, com 35,9%. Já os menores indicadores estão no Pará, com 15,8%, e no Amapá, com 11,4%.
Na média, 21,3% dos peixes comercializados nas localidades e que chegam à mesa das famílias na região Amazônica têm níveis de mercúrio acima dos limites seguros.
Remissão total de linfoma não-Hodgkin após tratamento com linfócitos T-CAR
Pesquisadores anunciaram no domingo (28) que um paciente de 61 anos apresentou remissão completa de um linfoma não-Hodgkin após terapia com linfócitos T com receptor quimérico para o antígeno (CAR, sigla do inglês chimeric antigen receptor). O tratamento foi realizado em um estudo conduzido pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em parceria com o Núcleo de Terapia Celular do Hemocentro de Ribeirão Preto e o Instituto Butantan.
Foi observada uma melhora significativa apenas um mês após o início do tratamento, disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde. O paciente enfrentava o câncer há 13 anos e já havia esgotado todas as opções de tratamento disponíveis.
Segundo os pesquisadores, 14 participantes apresentaram remissão de pelo menos 60% dos tumores. Os resultados do estudo ainda não foram publicados ou revisados por pesquisadores independentes; espera-se que, após a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 75 pacientes recebam o tratamento em um estudo clínico no segundo semestre de 2023.
Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube
Medscape Notícias Médicas © 2023
Citar este artigo: Giro da Saúde: os principais assuntos da semana (27 de maio a 02 de junho) - Medscape - 2 de junho de 2023.
Comente