Em outubro de 2019, Décio Mion Junior e eu comentamos no Medscape[1] sobre a monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA). Lembramos que o efeito do avental branco é identificado quando a pressão arterial (PA) no consultório é ≥ 140 × 90 mmHg e a média da MAPA < 130 × 80 mmHg. Indicamos também que os riscos associados a esse efeito não eram claros.
Apontamos que a hipertensão mascarada deve ser considerada se a PA do paciente (em tratamento ou não) for < 140 × 90 mmHg no consultório, mas com média da MAPA de 24 horas ≥ 130 × 80 mmHg ou durante a vigília ≥ 120 × 70 mmHg. Relatamos haver divergências quanto ao impacto da hipertensão mascarada sobre os órgãos-alvo.
Pesquisadores espanhóis analisaram recentemente [2] as relações entre a PA aferida em consultório e as medidas obtidas pela MAPA de 24 horas e seu impacto nos riscos de morte por todas as causas e por causas cardiovasculares.
O artigo
O estudo de coorte observacional usou dados clínicos e ambulatoriais de PA obtidos de 1º de março de 2004 a 31 de dezembro de 2014 do Registro Ambulatorial de Pressão Arterial da Espanha, incluindo quase 60 mil pacientes. Para cada participante do estudo, o acompanhamento seguiu desde a data de seu recrutamento até a data do óbito ou 31 de dezembro de 2019. Modelos de Cox foram utilizados para estimar associações entre PA clínica usual ou ambulatorial e mortalidade, ajustadas para fatores de confusão e, adicionalmente, para medidas alternativas de PA. Para cada medida da PA, foram criados cinco grupos definidos pelo quintis dessa medida entre aqueles que morreram.
Durante um acompanhamento mediano de 9,7 anos, 12% morreram, sendo 4% por causas cardiovasculares. Associações em forma de J foram observadas para várias medidas de PA. Entre os quatro quintis definidos na linha de base, a PA sistólica da MAPA de 24 horas foi mais fortemente associada a morte por todas as causas do que a PA sistólica clínica.
A PA sistólica noturna foi mais informativa sobre o risco de morte por todas as causas e de morte por causa cardiovascular do que a PA sistólica clínica. Riscos elevados de morte pelos dois tipos de causas foram observados para hipertensão mascarada e hipertensão sustentada, mas não para hipertensão do avental branco.
Implicações
Este grande estudo relata que as medidas de PA obtidas por meio da MAPA foram mais informativas sobre o risco de morte por todas as causas ou morte por causa cardiovascular do que a PA clínica convencional. Vale ressaltar que a hipertensão mascarada e sustentada, mas não o efeito do avental branco, foram associadas a maior risco de morte em comparação com pacientes com PA de 24 horas dentro da faixa normal. O estudo reforça a superioridade da MAPA sobre a PA clínica na associação entre PA e riscos de morte. Para orientação prática, vale lembrarmos as principais indicações e limitações da MAPA, segundo as últimas diretrizes brasileiras. [3]
Indicações
1. Identificação do fenômeno do avental branco
Hipertensão do avental branco em pacientes não tratados
Efeito do avental branco
Pseudo-hipertensão resistente devido ao efeito do avental branco
2. Identificação do fenômeno da hipertensão mascarada
Hipertensão mascarada em pacientes tratados com PA controlada e indícios de persistência ou progressão de lesão de órgãos-alvo
Hipertensão mascarada em pacientes tratados
3. Identificação de hipertensão resistente verdadeira e pseudo-hipertensão resistente
4. Avaliação de sintomas, principalmente de hipotensão
5. Disfunção autonômica
Limitações
Braços com dificuldade do ajuste adequado do manguito
Valores muito elevados da PA sistólica
Situações clínicas associadas a distúrbios do movimento, como doença de Parkinson
Arritmias cardíacas (fibrilação, flutter atrial, extrassístoles ventriculares)
Desconforto do método, principalmente à noite
Custo relativamente elevado
Disponibilidade limitada nos serviços de saúde
Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube
Créditos: Imagem principal: Dreamstime
Medscape © 2023 WebMD, LLC
As opiniões expressas aqui são de responsabilidade pessoal do autor e não representam necessariamente a posição da WebMD ou do Medscape.
Citar este artigo: PA medida em consultório vs. MAPA: como ficam os riscos de morte? - Medscape - 29 de mai de 2023.
Comente