Mais de 200 milhões de pessoas apresentam alguma disfunção tireoidiana no mundo. [1] No Brasil, 15% da população acima de 45 anos tem problemas na tireoide. No entando, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 60% das pessoas com algum tipo de doença da tireoide não recebem diagnóstico, o que dificulta o acesso ao tratamento adequado.
Os principais distúrbios — hipotireoidismo e hipertireoidismo — são mais comuns em mulheres; [2] com o hipertireoidismo sendo cerca de 10 vezes mais prevalente na população feminina (~ 2% a 3% das mulheres e 0,2% dos homens). Somente em 2023, já foram realizadas 1.522 cirurgias de tireoide pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer da tireoide é o mais comum da região da cabeça e pescoço, acometendo 16 mil pessoas por ano. Esse tipode de tumor afeta três vezes mais as mulheres. O instituto estima que, em 2022, 4.820 novos casos (760 em homens e 4.060 em mulheres) tenham sido diagnosticados no país. E, segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer de 2020, houve 837 mortes atribuidas à doença.
Entre os carcinomas diferenciados mais frequentes estão o papilífero (50% a 80% dos casos), o folicular (15% a 20% dos casos) e o de células de Hürthle. Os carcinomas pouco diferenciados e indiferenciados são cerca de 10% cada um.
No dia 25 de maio, celebra-se o Dia Internacional da Tireoide, iniciativa criada pela Thyroid Federation International com o intuito de conscientizar a poulação geral e os profissionais de saúde sobre prevenção, sintomatologia, conduta diagnóstica e terapêutica relacionadas aos quadros associados à glândula. Este ano, a campanha internacional foca no tema “Tireoide e genética” e promove, entre 25 e 31 de maio, uma série de webinars a respeito.
Já a campanha nacional, realizada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), escolheu o tema é “Fatos e Mitos” sobre a Tireoide. Durante três dias, a SBEM utilizará as redes sociais para promover a mensagem tanto em âmbito nacional como regional, com o objetivo de desmistificar doenças e tratamentos relacionados à tireoide.
Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube
Créditos:
Imagem principal: Dreamstime
Medscape Notícias Médicas © 2023
Citar este artigo: Disfunção tireodiana acomete 15% dos brasileiros acima de 45 anos - Medscape - 25 de mai de 2023.
Comente