Nova pesquisa indica que pacientes com artrite reumatoide apresentam risco quase duas vezes maior de doença de Parkinson.
No estudo, a análise de dados de 55.000 pacientes com artrite reumatoide e 273.000 controles, pareados por idade e sexo, mostraram que a probabilidade de receber diagnóstico de doença de Parkinson foi 1,74 vez maior para o grupo com artrite reumatoide.

Dr. Hyungjin Kim
“Se os pacientes com artrite reumatoide começarem a apresentar sinais e sintomas motores, como rigidez muscular, tremores ou movimentos lentos, é imperativo que sejam avaliados por um neurologista qualificado para descartar a possibilidade de evoluírem com doença de Parkinson”, disse ao Medscape o pesquisador do estudo Dr. Hyungjin Kim, Ph.D..
O Dr. Hyungjin é médico e professor associado do departamento de humanidades médicas da Faculdade de Medicina da Universidade Sungkyunkwan, na Coréia.
Os achados foram publicados on-line em 1º de maio no periódico JAMA Neurology.
Achados conflitantes
Os pesquisadores observaram que vários estudos já avaliaram a associação entre as duas doenças e apresentaram resultados conflitantes – um deles até mostra uma redução de 35% no risco de doença de Parkinson para pacientes com artrite reumatoide. Um estudo populacional mais recente, realizado no Taiwan, mostrou um risco 37% maior de doença de Parkinson para pacientes com doença reumatológica. No entanto, os estudos anteriores não controlaram variáveis importantes, como índice de massa corporal ou diabetes mellitus.
No estudo em tela, os pesquisadores analisaram registros de cerca de 55.000 pacientes diagnosticados com artrite reumatoide entre 2010 e 2017, com acompanhamento até 2019, e compararam os resultados desse grupo com os de 273.000 controles.
A média de idade dos participantes foi de 58 anos, sendo 75% do sexo feminino.
Os resultados mostraram que os pacientes diagnosticados com artrite reumatoide soropositiva tinham quase o dobro de chances de serem diagnosticados com doença de Parkinson do que os controles. Para os pacientes com artrite reumatoide soronegativa, o aumento foi de 1,2.
O Dr. Hyungjin observou que, embora a associação patogênica entre a artrite reumatoide e a doença de Parkinson permaneça indefinida, a inflamação provavelmente desempenhe um papel importante. “As citocinas inflamatórias, como o fator de necrose tumoral alfa e a interleucina-6, que estão tocadas em pacientes com artrite reumatoide, podem induzir a ativação microglial, causando neuroinflamação”, afirmou.
“Sabe-se que essas citocinas inflamatórias estão associadas à disfunção e à degeneração dos neurônios dopaminérgicos nigrais, que são importantes na patogênese da doença de Parkinson”, acrescentou.
Os pesquisadores pontuaram que os pacientes com artrite reumatoide podem ter passdo por mais atendimentos médicos do que os controles, o que também pode aumentar a probabilidade de diagnóstico de doença de Parkinson.
Outra possibilidade é que, como a análise incluiu pacientes que faziam exames médicos de rotina, os resultados podem ter sido tendenciosos para os mais idosos e maior poder econômico.
O Dr. Hyungjin pontuou que mais pesquisas são necessárias para esclarecer a conexão patogênica entre a artrite reumatoide e a doença de Parkinson.
“Além disso, são necessários mais estudos para explorar a possível influência de novos tratamentos para artrite reumatoide na suscetibilidade à doença de Parkinson”, disse o pesquisador.

Dr. David Sulzer
Comentando os achados para o Medscape, o Dr. David Sulzer, Ph.D., professor de psiquiatria, neurologia e farmacologia na Columbia University, nos Estados Unidos, disse que o estudo contribui para o progressivo corpo de evidências mostrando que há um componente autoimune na doença de Parkinson.
O Dr. David apontou dados em vários artigos que publicou com outros autores sobre o tema, inclusive um que mostra maior incidência de doença de Parkinson em pessoas com doença inflamatória intestinal.
O estudo não teve financiamento específico. Os pesquisadores do estudo e o Dr. David Sulzer informaram não ter conflitos de interesses.
JAMA Neurol. Publicado on-line em 1º de maio de 2023. Abstract
Este conteúdo foi originalmente publicado no Medscape
Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube
Créditos: Imagem principal: Dreamstime
Medscape Notícias Médicas © 2023 WebMD, LLC
Citar este artigo: Artrite reumatoide associada a ‘quase o dobro’ de risco de Parkinson - Medscape - 24 de mai de 2023.
Comente