Rastreamento MedSocial: o que rolou nas redes

Fernanda Filomeno

26 de maio de 2023

Aqui você encontra uma seleção semanal de posts curiosos, engraçados ou de potencial interesse para as comunidades médica e científicas nas redes sociais. Rastreamos conteúdos para te deixar por dentro do que rolou de melhor na internet ao longo da semana.


Transfusão sanguínea para rejuvenscer  

Bryan Johnson, de 45 anos, fundador do Project Blueprint gerou burburinho nas redes sociais ao revelar que recebe sangue de seu filho para rejuvenescer. O empresário do setor de tecnologia, que é um dos fundadores do Venmo, afirmou que gasta cerca de US$ 2 milhões por ano para fazer com que seu corpo “volte no tempo”. A revelação foi feita em um vídeo publicado no YouTube no dia 22 de maio.

Além disso, o empresário — que almeja voltar a ter o corpo de um jovem de 18 anos — revelou que tem uma rotina regrada de exercícios físicos, alimentação saudável, bom sono e suplementação alimentar. Tudo isso é complementado com a recepção de plasma de seu filho de 17 anos, por meio de transfusão de sangue, e com doações do próprio plasma para o pai, de mais de 70 anos. O vídeo viralizou, e muitos internautas questionaram a segurança do procedimento; em 2019, a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos recomendou cautela para o recebimento de plasma de doadores jovens.


Programa Mais Médicos, Revalida e CFM

Uma audiência pública realizada no dia 24 de maio em comissão mista do Congresso Nacional para a análise da Medida Provisória nº 1.165/2023, relativa ao Programa Mais Médicos, motivou um posicionamento contrário do Conselho Federal de Medicina (CFM). A entidade publicou notas de repúdio nas redes sociais relativas à possibilidade de médicos estrangeiros exercerem a profissão no Brasil sem a necessidade de passar pelo processo de revalidação dos diplomas — o Revalida. O tópico repercutiu entre os médicos na plataforma.


Rim, um órgão ‘cheio de não-me-toque’

No dia 24 de maio uma conta do Twitter que se apresenta como “Doutor Tio” fez um “desabafo” divertido sobre o funcionamento dos rins e gerou comentários inusitados na rede. Na postagem, o “doutor” diz que acha o rim um “órgão cheio de não me toque”, e não gosta de estudar nefrologia porque, segundo ele, as nefropatias podem ser desencadeadas “por nada” ou “por tudo”.


OMS, covid-19, Felipe Neto e imprensa

No dia 22 de maio, o presidente da Organização Mundial da Saúde (OMS), Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, fez um pronunciamento sobre os esforços da organização no combate a diversas doenças. Uma notícia sobre o tema destacada pelo youtuber Felipe Neto para os seus 16 milhões de seguidores rendeu assunto no Twitter essa semana. Na postagem, o influencer problematiza a monetização da imprensa a partir de “cliques”, e diz que a manchete da notícia não seria “100% factual”: um tópico de estudo recorrente para jornalistas, dessa vez gerou um debate em torno da pauta da saúde.

 

Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....