Resumo da Semana_ Surto de síndromes respiratórias em crianças no Amapá. Hospital entra em isolamento por Candida auris resistente em Pernambuco. Governo investe R$ 870 milhões para recompor equipes multidisciplinares do SUS. Butantan conclui primeiro lote piloto de vacina contra H5N1. Inscrições abertas para o Mais Médicos.
Leia as principais notícias da semana no Giro da Saúde:
Surto de síndromes respiratórias em crianças no Amapá
Desde o início de 2023, o Amapá registrou um aumento de mais de 108% na internação de crianças com síndromes gripais. Até o dia 23, havia 207 crianças internadas na rede pública, sendo 136 com Síndrome Respiratória Aguda Grave e 36 em UTI. A maioria tem entre sete meses e 4 anos e apresenta infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), mas há casos de Influenza A e B e Covid-19. No dia 22, uma equipe de profissionais para auxiliar na abertura de novos leitos de UTI foi enviada à Macapá pelo governo do Maranhão. Na terça, 23, o estado recebeu do Pará 32 mil metros cúbicos de oxigênio destinados ao Hospital Universitário, assim como equipamentos hospitalares e um misturador de ar medicinal. No dia 13, o governo do Amapá decretou emergência em saúde pública.
Hospital entra em isolamento por Candida auris resistente em Pernambuco
Na terça-feira (23), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco confirmou o terceiro caso de contaminação por Candida auris resistente a antifúngicos. O Hospital Miguel Arraes, em Paulista (PE), está em isolamento total para o bloqueio e controle do fungo, e abriga dois dos três casos confirmados até o momento; o terceiro se encontra na cidade de Olinda. No dia 25, foi criado um comitê para monitorar o “superfungo”. Ainda não se sabe a origem da espécie causadora deste surto no Brasil ou seu completo grau de patogenicidade. A espécie foi identificada no Japão, em 2009.
Governo investe R$ 870 milhões para recompor equipes multidisciplinares do SUS
Em medida publicada no dia 22, a ministra da Saúde Nísia Trindade anunciou a criação do programa eMulti, destinado à retomada do cuidado multidisciplinar na Atenção Primária à Saúde. O programa eMulti investirá em equipes compostas de diversos profissionais da saúde, como nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, além de incluir novas especialidades médicas. Anteriormente, esse atendimento era garantido pelo Núcleo de Apoio à Saúde, criado em 2008, porém, a falta de financiamento do governo anterior para a manutenção das equipes nas regiões mais vulneráveis resultou em desassistência. Com a retomada da abordagem, estima-se que quatro mil equipes multidisciplinares sejam reorganizadas no país.
Butantan conclui primeiro lote piloto de vacina contra H5N1
O Instituto Butantan anunciou que o primeiro lote experimental da vacina contra H5N1 está pronto para testes pré-clínicos de segurança e eficácia. Em 23 de maio, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) decretou estado de emergência zoossanitária nacional após a confirmação de oito casos de infecção por H5N1 em aves silvestres no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Apesar de não haver registros de casos de infecção por H5N1 em humanos no país até o momento, a instituição decidiu pesquisar um imunizante em função do risco de uma nova pandemia. O Ministério da Saúde aguarda os resultados de exames de quatro casos suspeitos; 38 casos foram descartados.
Inscrições abertas para o Mais Médicos
O Ministério da Saúde anunciou na segunda-feira (22) a abertura de mais 5.970 vagas do programa Mais Médicos. As inscrições vão até o dia 31 de maio. Para manter os profissionais no programa e estimular sua ida às áreas mais vulneráveis do país, um programa de incentivos prevê licenças maternidade e paternidade (bolsa para completar o valor do auxílio do INSS durante o período de até seis meses com 20 dias de licença); cursos de mestrado, especialização ou aperfeiçoamento; incentivos de fixação (após 36 meses, adicional de 10% a 20% do valor das bolsas do período e incentivo total em 48 meses); e incentivos para médicos do FIES a partir de 12 meses de permanência, com adicionais em parcelas anuais e o restante aos 48 meses.
Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube
Créditos:
Imagem principal: Dreamstime
Medscape Notícias Médicas © 2023
Citar este artigo: Giro da Saúde: os principais assuntos da semana (20 a 26 de maio) - Medscape - 26 de mai de 2023.
Comente