Uma paciente branca de 61 anos vai à oncologista para uma consulta de acompanhamento e refere dor surda na parte superior do tórax, além de certa dificuldade respiratória. Há cinco anos, ela foi diagnosticada com câncer de mama lobular invasivo em estádio IIB, positivo para receptores hormonais (HR+, do inglês hormone receptor positive) e negativo para o receptor tipo 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2-, do inglês human epidermal growth factor receptor 2 negative). A paciente foi tratada por lumpectomia e biópsia de linfonodo sentinela, radioterapia na mama e na região axilar, e vem tomando um inibidor da aromatase não esteroide desde então. A oncologista, que suspeita de recidiva da doença, solicita tomografia por emissão de pósitrons, que revela uma grande massa tumoral na linha média do tórax, invadindo os pulmões e o esôfago. A então paciente faz uma biópsia pulmonar, que revela comprometimento por câncer de mama.
O diagnóstico é de câncer de mama metastático avançado HR+/HER2-. A paciente nega história familiar de câncer de mama.
Medscape © 2023 WebMD, LLC
As opiniões expressas aqui são de responsabilidade pessoal do autor e não representam necessariamente a posição da WebMD ou do Medscape.
Citar este artigo: Desafio Diagnóstico: Sobrevivente de câncer de mama apresenta dor de início recente na parte superior do tórax - Medscape - 22 de mai de 2023.
Comente