Descobrir as origens da covid-19 é um dever moral e todas as hipóteses devem ser analisadas, disse o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Ph.D., diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), esclarecendo que o órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU) continua comprometido em descobrir como o SARS-CoV-2 surgiu.
Segundo uma reportagem publicada pelo Wall Street Journal com base em um relatório de uma agência governamental dos Estados Unidos, a pandemia provavelmente teria sido causada por um vazamento acidental em um laboratório chinês, aumentando a pressão sobre a OMS por respostas. A China, por sua vez, refutou o relatório, que pode vir a público em breve após uma recente votação na Câmara dos Deputados dos EUA que decidiu quebrar o sigilo do documento.
“Entender as origens da covid-19 e analisar todas as hipóteses é um dever científico, para nos ajudar a prevenir futuras epidemias, e também um dever moral, tendo em vista as milhões de pessoas que morreram e aquelas que vivem com a covid-19 prolongada”, disse o Dr. Tedros em uma postagem recente no Twitter.
A publicação foi feita exatamente três anos após a OMS usar, pela primeira vez, o termo "pandemia" para descrever a epidemia global de covid-19.
Ativistas, políticos e acadêmicos escreveram recentemente em uma carta aberta que o foco do "aniversário" deveria ser evitar que se repitam as desigualdades no acesso à vacina anticovídica, apontando que a disparidade vacinal causou pelo menos 1,3 milhão de mortes evitáveis.
Em 2021, uma equipe liderada pela OMS permaneceu várias semanas em Wuhan, na China, onde foram relatados os primeiros casos em humanos, e disse em um relatório conjunto que o vírus provavelmente havia sido transmitido de morcegos para humanos por meio de outro animal, porém, mais pesquisas eram necessárias. A China, por outro lado, disse que não eram necessárias mais visitas ao país.
Desde então, a OMS criou um grupo consultivo científico sobre patógenos perigosos, mas a equipe ainda não chegou a nenhuma conclusão sobre como a pandemia começou e declarou que ainda faltam dados importantes.
Este conteúdo foi originalmente publicado no Medscape
Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube
Medscape Notícias Médicas © 2023 WebMD, LLC
Citar este artigo: Dr. Tedros: ‘Descobrir as origens da covid-19 é um dever moral’ - Medscape - 22 de março de 2023.
Comente