Resumo da semana_Vacina tetravalente do Butantan contra gripe será testada em bebês. Quebra de sigilo médico: STJ anula provas contra mulher acusada de abortamento. Pandemia de covid-19 mais perto do fim? Pela primeira vez na América Latina, Incor usa apoio de IA para desobstruir artéria. Multiplicação de laboratórios de biossegurança pede medidas da OMS.
Fique por dentro das principais notícias da semana com o Giro da Saúde:
Vacina tetravalente do Butantan contra gripe será testada em bebês
Na quinta-feira, 16, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou testes em crianças de 6 a 35 meses com a vacina tetravalente contra o vírus Influenza produzida pelo Instituto Butantan (disponível apenas em clínicas particulares).
O ensaio clínico prevê a inclusão de 1,9 mil voluntários de São Paulo, Roraima, Sergipe e Pernambuco para avaliar imunogenicidade e segurança do imunizante. A vacina administrada atualmente nas campanhas nacionais de vacinação contra gripe é a trivalente, também produzida pelo Instituto Butantan. A diferença entre as duas é a adição de uma segunda cepa B de influenza.
Quebra de sigilo médico: STJ anula provas contra mulher acusada de abortamento
Irregularidades jurídicas levaram a Sexta Turma do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) a anular as provas de uma ação penal contra uma gestante colocada sob suspeita de ter ingerido medicamentos abortivos pelo médico que a socorreu em emergência.
Segundo o processo, a paciente se sentia mal quando procurou o hospital com aproximadamente 16 semanas de gravidez. Suspeitando de abortamento provocado, o médico acionou a polícia. Além de ter sido arrolado como testemunha, o profissional também encaminhou às autoridades policiais o prontuário da paciente para comprovar suas afirmações.
Em pedido de habeas corpus, a defesa sustentou a tese de quebra de sigilo profissional pelo médico. No parecer, o ministro Sebastião Reis Júnior, o relator da ação, mencionou o Código de Ética Médica – citado em voto vencido no julgamento do caso em segundo grau –, cujo artigo 73 impede o médico de revelar segredo que possa expor o paciente a processo penal e determina que, se convocado como testemunha, deverá declarar o seu impedimento. As provas foram anuladas.
Pandemia de covid-19 mais perto do fim?
Há três anos, no dia 11 de março, o biólogo Tedros Adhanom, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), anunciou que o mundo enfrentava a primeira pandemia causada por um coronavírus. Desde então, foram notificados no mundo 676.609.955 casos e 6.881.955 mortes até a manhã do dia 17 de março (https://coronavirus.jhu.edu/map.html). Nesse período, o avanço da vacinação levou a uma redução muito importante do número de novos casos e mortes.
Em sua conta no Twitter, o infectologista Dr. Julio Croda, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e advisor do Medscape em português, divulgou entrevista que deu sobre o tema. “Estamos próximos do fim da pandemia. Mas para que isso ocorra, é importante que a gente tenha uma maior porcentagem da população mundial vacinada. Que a gente consiga diminuir a desigualdade no que diz respeito ao acesso à vacina, principalmente para os países pobres e para as populações mais vulneráveis, porque isso diminui a letalidade da doença e o número de óbitos diários”, disse ele à CNN.
Dados reunidos no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) apontam na Semana Epidemiológica 10 (5 a 11 de março) o Brasil notificou 60.450 casos e 328 mortes por covid-19.
Pela primeira vez na América Latina, Incor usa apoio de IA para desobstruir artéria
Na quinta-feira, 16, o Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor/FMUSP) realizou a primeira angioplastia da América do Sul auxiliada por inteligência artificial.
O procedimento foi realizado para desobstruir artérias coronarianas de um paciente de 70 anos, juntamente com a colocação de um stent. Neste caso, os algoritmos da inteligência artificial analisaram dados de imagens obtidas por tomografia de coerência óptica (OCT) para identificar os locais de maior gravidade da obstrução e suas características. O equipamento também ajudou a calcular o tamanho do stent e a verificar se o dispositivo estava devidamente expandido no interior da artéria, permitindo que os médicos corrigissem problemas.
O software com algoritmos de inteligência artificial envolvido no procedimento foi desenvolvido pela empresa farmacêutica Abbott. Em parceria com a empresa, o InCor será o primeiro centro de referência para treinamento de especialistas no Brasil e outros países para uso da nova tecnologia.
Multiplicação de laboratórios de biossegurança pede medidas da OMS, sugere relatório
Em 2021, o King’s College London iniciou um projeto de mapeamento dos laboratórios de alta segurança que estudam patógenos mais mortais no mundo. A última edição do Global Biolabs Report 2023 revela que existem 51 laboratórios de nível 4 de biossegurança (BSL-4) em 27 países, o dobro do que havia há uma década. Destes, três quartos estão em áreas urbanas.
O relatório também identificou mais 57 laboratórios BSL-3 com medidas extras de proteção e segurança em operação especialmente na Europa. Além disso, mais 18 centros BSL-4 devem abrir nos próximos anos, sendo a maioria em países como Índia e Filipinas.
O documento aponta preocupações com o fato de muitos países, especialmente os que se iniciam nesse campo, não possírem políticas e métodos consolidados para monitorar esses laboratórios. Por isso, os especialistas sugerem que a OMS enfatize as suas orientações e incentive os países a concordarem, individualmente, com auditorias de especialistas externos para garantir que seus laboratórios atendam aos padrões internacionais.
Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube
Créditos:
Imagem principal: Dreamstime
Medscape Notícias Médicas © 2023
Citar este artigo: Giro da Saúde: os principais assuntos da semana (11 a 17 de março) - Medscape - 17 de março de 2023.
Comente