Contexto
Um homem de 43 anos de idade procura atendimento na clínica de dermatologia com quadro de exantema axilar bilateral iniciado há cerca de uma semana (Figura 1). O paciente tem queixa de prurido intenso e importante, mas nega dor ou queimação. Ele também refere prurido difuso no tronco e membros. Os sinais e sintomas pioraram progressivamente.

Figura 1.
Créditos: Dr. Dirk M. Elston
Nega febre, calafrios, mal-estar ou viagens recentes. Nega história de exposição a pessoas doentes, caminhadas ou atividades ao ar livre recentes. O paciente é contador e mora com sua mulher e dois filhos em idade escolar, que não apresentaram sintomas ou exantemas semelhantes. Nega troca recente de detergentes, sabonetes ou xampus.
Ele reconhece que está acima do peso e conta que se inscreveu em um programa de treino para perda ponderal há três semanas. Apesar do desconforto com as roupas do treino, o paciente diz que seu humor e energia melhoraram muito ─ mas o prurido intenso está comprometendo significativamente a qualidade do seu sono.
Nega história familiar de eczema ou asma. A história patológica pregressa revela varicela na infância e rinite alérgica sazonal. Há alguns meses, foi diagnosticado com dislipidemia para a qual iniciou tratamento com sinvastatina. Também faz uso de fluticasona nasal conforme necessário e ibuprofeno para artralgias ocasionais.
Exame físico e propedêutica
À ectoscopia, o paciente é um homem de meia-idade de boa aparência com compleição obesa. A verificação dos sinais vitais revela temperatura: 36,8 °C; pressão arterial: 142 × 83 mmHg; frequência respiratória: 15 incursões respiratórias por minuto; e frequência cardíaca: 87 batimentos por minuto.
Apresenta discreta injeção conjuntival bilateral. Mucosa nasal pálida com rinorreia clara. Ritmo cardíaco regular, sem sopros ou galopes. Sem esforço respiratório, com murmúrio vesicular sem adventícios à ausculta pulmonar. Ao exame abdominal, observa-se obesidade central. Abdome flácido, indolor e peristáltico. Exame neurológico sem alterações.
O exame da pele revela múltiplas pápulas eritematosas coalescentes, formando placas pouco demarcadas restritas às regiões de atrito na borda posterior das pregas axilares, bilateralmente, poupando o oco axilar. Existem poucas escoriações recobertas de crostas sanguíneas. Lábios, mucosa oral e unhas não estão acometidos.
Medscape © 2023 WebMD, LLC
As opiniões expressas aqui são de responsabilidade pessoal do autor e não representam necessariamente a posição da WebMD ou do Medscape.
Citar este artigo: Desafio clínico: em meio a programa de perda ponderal, paciente apresenta exantema que compromete o sono - Medscape - 14 de março de 2023.
Comente