ACC.23: Os destaques resumidos para o clínico

Dr. Bruno Valdigem

Notificação

4 de março de 2023

Neste artigo

Realizada este ano em conjunto com o World Cardiology Congress, a conferência anual do American College of Cardiology (ACC) trouxe de volta a New Orleans (EUA) – a cidade foi sede do ACC de 2019 – o melhor da cardiologia mundial, com uma programação de Late Breaking Clinical Trials (LBCT) composta por trabalhos de grande impacto na prática clínica.

Leia a seguir um resumo prático com os principais resultados apresentados ao longo das cinco sessões de LBCT, que ocorrem até a segunda-feira (6). Em respeito à política de embargo do ACC, este texto será atualizado para incluir os estudos que forem sendo apresentados no congresso.

TRILUMINATE

A insuficiência tricúspide mereceu atenção dos cardiologistas intervencionistas. Sendo justo, a variação anatômica é enorme, e menos da metade das pessoas tem uma válvula tricúspide com o número de folhetos tal qual aprendemos nos livros de medicina.

O estudo TRILUMINATE-Pivotal randomizou 589 pacientes para tratamento percutâneo com o dispositivo TriClip ou tratamento clínico. O dispositivo é um cateter que entra pela veia femoral, semelhante ao MitraClip. Pequenos “pregadores” fixam folhetos guiados por ecocardiografia no intuito de reduzir os jatos regurgitantes. Os desfechos de um mês e um ano são demonstramos nesse estudo. Para serem incluídos no estudo, os pacientes deveriam ter insuficiência tricúspide grave com pressão sistólica de artéria pulmonar (PSAP) de 70 mmHg ou mais, sob terapia médica otimizada. O desfecho primário foi um composto de morte, cirurgia valvar para tratamento tricúspide, reinternação por insuficiência cardíaca (IC) e qualidade de vida (ao final do primeiro ano). A idade média dos pacientes era 78 anos, 90% tinham fibrilação atrial (FA), e 15% eram portadores de marcapasso ou cardiodesfibrilador implantável (CDI).

Apesar de uma redução significativa da insuficiência tricúspide, o dispositivo não impactou na redução de mortalidade, reinternação ou necessidade de cirurgia valvar tricúspide. Houve melhora significativa de qualidade de vida no grupo que recebeu o TriClip quando comparado ao grupo placebo, com raras complicações, demonstrando segurança do procedimento. Os grupos não eram cegos, portanto, o efeito placebo pode ter beneficiado o grupo que recebeu o dispositivo.   

Para lembrar: Intervenção percutânea na válvula tricúspide melhorou qualidade de vida, ainda que não tenha reduzido morte, reinternação ou necessidade de cirurgia cardíaca.

Referência: A Landmark Randomized Clinical Trial of Transcatheter Repair for Tricuspid Regurgitation. Apresentado por Paul Sorajja e David H. Adams em 4 de março de 2023.

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....