Praticamente todos os pacientes com insuficiência cardíaca têm pelo menos uma doença concomitante. A existência de comorbidades complica o tratamento da insuficiência cardíaca e influencia negativamente o prognóstico. Embora a insuficiência cardíaca seja fundamentalmente um problema cardíaco, seus mecanismos fisiopatológicos compartilham semelhanças com a disfunção sistêmica e metabólica. A hipótese é que os fatores que contribuem para a insuficiência cardíaca, como inflamação, ativação neuro-humoral e alterações hemodinâmicas, também possam causar as comorbidades comumente associadas. Levar em consideração a fisiopatologia compartilhada é de particular importância no tratamento dos pacientes cardiopatas. As estratégias terapêuticas que visam essas causas comuns podem reduzir a ocorrência de multimorbidade e, consequentemente, tornar o tratamento mais eficaz com um efeito combinatório.
O que você sabe sobre as comorbidades que cursam com a insuficiência cardíaca? Verifique o seu conhecimento com este teste rápido.
Medscape © 2023 WebMD, LLC
As opiniões expressas aqui são de responsabilidade pessoal do autor e não representam necessariamente a posição da WebMD ou do Medscape.
Citar este artigo: Teste rápido: Comorbidades da insuficiência cardíaca - Medscape - 24 de janeiro de 2023.
Comente