Covid-19 e saúde: Resumo da semana (14 a 20 de janeiro)

Equipe Medscape Professional Network

20 de janeiro de 2023

Neste artigo

OMS atualiza diretrizes sobre a covid-19 e reduz isolamento

Em 13 de janeiro a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou novas orientações sobre a covid-19. Uma das mudanças foi a redução do tempo de isolamento para pessoas com sintomas, que caiu de 13 para 10 dias a partir da data de início dos sintomas. Já os pacientes sem sintomas que testaram positivo agora podem ficar cinco dias em isolamento. Antes, eram 10 dias. Com a mudança, agora poderão sair do isolamento antes do tempo recomendado se fizerem um novo teste e o resultado der negativo (o teste pode ser o rápido, de antígeno).  As novas orientações foram decididas a partir da análise dos resultados de 12 estudos, com 2.799 pacientes. Acesse a versão atualizada do manual da OMS para o manejo clínico da doença.

Casos graves de covid-19 na China atingiram pico, diz governo

Uma autoridade da Comissão Nacional de Saúde disse, na quinta-feira (19), que a China passou o período de pico de pacientes com Covid em clínicas, salas de emergência e com condições críticas. A fonte afirmou que número de pacientes com condições críticas nos hospitais era mais de 40% menor em 17 de janeiro do que o pico observado em 5 de janeiro.

Os novos dados foram divulgados depois que o presidente Xi Jinping expressou preocupação com o fato de as áreas rurais estarem mal equipadas para lidar com um aumento de infecções, já que um feriado oficial prolongado, de 21 a 27 de janeiro (Festival da Primavera/Ano Novo), levará multidões de volta às suas cidades natais.

No sábado, 14 de janeiro, a China informou que quase 60 mil pessoas com covid-19 morreram em hospitais entre 8 de dezembro e 12 de janeiro – um aumento de aproximadamente 10 vezes em comparação a divulgações anteriores. Esse número, segundo a agência Reuters, exclui aqueles que morrem em casa, e alguns médicos na China disseram que são desencorajados a colocar covid-19 como a causa da morte em atestados de óbito.

Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube

processing....