Rigidez matinal, xeroftalmia e dor na região dorsal numa paciente de 58 anos de idade, em boa forma

Dra. Kristine M. Lohr; Dr. Muhammad Sohail Khan

Notificação

7 de dezembro de 2022

Contexto

Há seis meses, uma mulher de 58 anos procurou atendimento com história de edema e rigidez bilateral da articulação esternoclavicular há um ano. A paciente refere dor e rigidez de leve intensidade nos ombros e na parte superior do dorso, bem como uma a duas horas de rigidez matinal que diminui até o final do dia. O ibuprofeno proporcionou alívio parcial. Trabalhar fora também ajudou a aliviar seus sintomas; no entanto, as articulações acometidas tornaram-se mais doloridas. Embora tenha notado xeroftalmia ao acordar de manhã, ela não usava colírios regularmente.

Vem para o acompanhamento seis meses depois. A dor e o edema bilateral da articulação esternoclavicular resolveram completamente com o uso de anti-inflamatórios não esteroides. No entanto, ela refere piora da dor bilateral no ombro, com restrição da amplitude dos movimentos. Ela não consegue abduzir o ombro esquerdo além de 30 a 40 graus. A paciente não tinha restrição prévia da amplitude dos movimentos. Ela também apresenta dor e rigidez bilaterais significativas no joelho, especialmente de manhã, bem como rigidez matinal na região lombar e nas articulações sacroilíacas que aumenta à noite. A paciente tem alívio parcial com ibuprofeno 200 mg duas vezes ao dia e paracetamol uma vez ao dia.

Sua história familiar não tem doenças autoimunitárias significativas. Nega história familiar de psoríase. Nega tabagismo, uso de bebidas alcoólicas ou drogas ilícitas. Nega cirurgias. Os resultados de uma colonoscopia recente foram normais. A paciente era previamente saudável antes dos seus atuais sintomas aparecerem, e ela não tem história clínica relevante. Uma revisão detalhada dos sistemas é negativa para convulsão, acidente vascular cerebral, fenômeno de Raynaud, xerostomia, aftas, náuseas, vômitos, problemas respiratórios ou doença cardíaca.

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....