
Dra. Alexa Mieses Malchuk
Como médica do atendimento primário, construir relacionamentos duradouros com meus pacientes me traz alegria. Formando uma equipe, capacito os pacientes a tomarem boas decisões sobre sua saúde. Juntos, mesclamos a história pessoal, os dados científicos e a arte da medicina.
Uma maneira de aprender sobre meus pacientes é pela consulta anual de checkup. Essas consultas são comuns na pediatria; na verdade, chegam a ser uma expectativa. Mas algum tempo depois da adolescência, as pessoas tendem a esquecer a sua importância. Os adultos precisam cultivar interações regulares com seus médicos quando não estão doentes, no intuito de criar uma forte parceria.
A história social
Muitas vezes, a história social é a primeira parte da nossa conversa. Eu gosto de saber o que há de novo na vida dos meus pacientes e como eles e seus familiares estão passando. Outras questões importantes podem ser a forma como estão lidando com o estresse da pandemia e se estão encontrando tempo para se exercitar.
Esta é uma oportunidade de ouvir e perguntar sobre riscos à segurança (por exemplo, violência conjugal, uso de substâncias químicas, direção perigosa). Mais do que qualquer coisa, este tempo e espaço propiciam uma abertura para conversar sobre transições, prioridades e obstáculos da vida.
A anamnese
A consulta de checkup também é uma oportunidade para rever e atualizar todos os aspectos da anamnese. Talvez minha paciente tenha tido um abortamento espontâneo desde sua última consulta ou tenha feito uma cirurgia de emergência de remoção do apêndice. Esta é uma oportunidade não só para acrescentar esses eventos ao seu prontuário, como para conversar sobre como ela está lidando ou para esclarecer dúvidas que possam existir. Também podemos acrescentar novas informações à história familiar e anotar novos medicamentos ou alergias.
O pagamento: manutenção da saúde
Com base em tudo o que for dito em nossa conversa, farei recomendações sobre os exames preventivos que meu paciente precise. Tais exames podem variar de exames de sangue recomendados para a maioria dos adultos saudáveis (como rastreamento da hepatite C) ou algo mais adaptado à sua situação peculiar (exame de infecções sexualmente transmissíveis após sexo desprotegido com um novo parceiro). Hoje em dia, muitas vezes dedico algum tempo a conversar sobre os riscos e os benefícios de determinadas vacinas.
Esta é a essência da nossa consulta. Eu gosto de explicar as evidências que embasam os exames de rotina e preparar os pacientes para o que está por vir. Quanto mais vezes falarmos sobre alguma questão, como quando iniciar o rastreamento do câncer de mama ou de próstata, mais robustas nossas conversas podem se tornar. Em última análise, à medida que meus pacientes se sentirem mais à vontade comigo, eles ficarão mais confortáveis com as decisões que tomarem.
No atendimento primário, muitas vezes somos pressionados pelo tempo, com grandes demandas clínicas. Nossos pacientes também têm muitas demandas de seu tempo. No entanto, a importância de se ver pelo menos uma vez por ano quando o paciente não está doente não pode ser exagerada. É a base de uma forte parceria que irá melhorar a saúde do seu paciente.
Existe uma certa discussão sobre se as consultas de checkup são muito utilizadas, e que os benefícios não superam os potenciais danos. Quantos médicos do atendimento primário ainda recomendam uma consulta anual de checkup? Gostaríamos de saber.
Medscape © 2022
Citar este artigo: Como lidar com o checkup anual ― por Alexa Mieses Malchuk - Medscape - 29 de novembro de 2022.
Comente