A adoção de uma alimentação saudável é cada vez mais importante em nossa sociedade, mas quando a busca por um padrão alimentar saudável se torna irracional e exagerada, é chamada de ortorexia nervosa. Uma revisão publicada na revista Psychologie Française fez um balanço desse transtorno alimentar, cuja prevalência parece estar aumentando.
Embora a definição tenha evoluído ao longo do tempo, o conceito de ortorexia nervosa, criado em 1997, baseia-se na preocupação obsessiva e em comportamentos compulsivos relacionados com a alimentação saudável. Um alimento é considerado "saudável" a partir de dados científicos, teorias alimentares ou crenças pessoais.
Esquematicamente, as restrições alimentares geralmente começam em torno de sal, açúcar e/ou gordura e depois se expandem para outros alimentos considerados prejudiciais, sendo essa percepção subjetiva. Os pacientes com ortorexia nervosa também estão frequentemente interessados na natureza dos recipientes dos alimentos e em como esses alimentos são processados e preparados.
Uma vez que a intenção desses pacientes é se sentir saudável, cada desvio das regras autoimpostas pode levar a sentimentos negativos como "medo exagerado de contrair doenças, sentimento de impureza pessoal, sensações físicas desagradáveis, ansiedade e vergonha”, bem como alteração da autoimagem e da autoestima. Comportamentos “purificatórios” podem então ocorrer (jejum, purificação etc.). Além disso, as regras alimentares adotadas podem resultar em desnutrição, perda ponderal, complicações somáticas ou prejuízos funcionais pelo fato de a alimentação ter se tornado ponto central na vida da pessoa.
Ortorexia: saudável ou patológica?
Existem vários questionários destinados à identificação da ortorexia nervosa, mas são muito heterogêneos e levam a números de prevalência bastante conflitantes. Pode ser difícil distinguir a ortorexia nervosa e a ortorexia mais recente por meio dessas ferramentas.
A ortorexia saudável difere da ortorexia nervosa, ou patológica, por não estar associada a obsessões alimentares ou prejuízos funcionais. A alimentação "saudável" seria benéfica para a saúde mental dos indivíduos. O único teste diagnóstico para diferenciar os dois tipos é o questionário espanhol Teruel Orthorexia Scale (TOS).
Ainda assim, apesar da natureza exclusiva dos transtornos alimentares, existem muitas associações entre a ortorexia patológica e a anorexia nervosa, [1] bem como entre a ortorexia patológica e a bulimia nervosa. A ortorexia talvez seja, por exemplo, uma abordagem limitada de outros transtornos alimentares.
Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube.
Créditos:
Imagem principal: Dreamstime
Medscape Notícias Médicas © 2022 WebMD, LLC
Citar este artigo: Ortorexia: qual a definição e como diagnosticar? - Medscape - 17 de novembro de 2022.
Comente