Novo estudo publicado no BJM indica que a prática de musculação por pacientes adultos está associada a menor mortalidade por todas as causas e a menor mortalidade cardiovascular – independentemente da prática de atividade aeróbica.
Os benefícios observados no estudo foram maiores quando a musculação foi realizada junto com a atividade aeróbica de intensidade moderada a vigorosa.
O estudo avaliou 99.713 pacientes adultos que preencheram um questionário de acompanhamento que avaliou se o paciente praticava musculação. A média de idade dos participantes era de 71,3 anos, 52,6% eram do sexo feminino e a média de índice de massa corporal era de 27,8 kg/m2.
Os resultados do estudo demonstraram que, após o ajuste para a prática de atividade aeróbica de intensidade moderada a vigorosa, a prática regular de musculação foi associada a uma redução de 9% no risco de morte por todas as causas (razão de risco [RR] = 0,91; intervalo de confiança [IC] de 95% de 0,88 a 0,94) e de morte cardiovascular (RR = 0,91; IC 95%: 0,86 a 0,97).
Os pacientes que seguiram as recomendações de prática de atividades aeróbicas de intensidade moderada a vigorosa, mas não fizeram musculação, apresentaram uma redução de 32% no risco de morte por todas as causas (RR = 0,68; IC 95%: 0,65 a 0,70).
Em comparação com os participantes que informaram não praticar atividades aeróbicas de intensidade moderada a vigorosa e nem musculação, os que afirmaram que faziam musculação uma a duas vezes por semana + atividade aeróbica moderada a vigorosa apresentaram uma redução de 41% no risco de morte por todas as causas (RR = 0,59; IC 95%: 0,54 a 0,6).
Cabe ressaltar que o maior benefício foi observado no grupo que combinava a prática de atividade aeróbica moderada a vigorosa + musculação regular.
Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube
Créditos
Imagem principal: Dreamstime
Medscape © 2022 WebMD, LLC
As opiniões expressas aqui são de responsabilidade pessoal do autor e não representam necessariamente a posição da WebMD ou do Medscape.
Citar este artigo: Benefícios associados à prática regular de musculação - Medscape - 17 de outubro de 2022.
Comente