Covid-19 e saúde: Resumo da semana (8 a 14 de outubro)

Equipe Medscape Professional Network

14 de outubro de 2022

Neste artigo

Nota da editora: Veja as últimas notícias e orientações sobre a covid-19 em nosso  Centro de Informações sobre o novo coronavírus SARS-CoV-2 . 

Na quinta-feira (13), o país registrou 44 mortes por covid-19 em 24 horas. A média móvel de mortes em sete dias está em 52. Em comparação com os dados apurados há duas semanas, houve um aumento de 28%, indicando tendência de alta pelo décimo dia seguido.

A média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 4.582. No dia 13, foram notificados 4.189 casos em 24 horas. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -34% na quantidade de notificações.  Desde o início da pandemia no Brasil, o país registrou 687.120 vidas perdidas para a covid-19 e 34.782.182 casos conhecidos.

Os dados são do consórcio de veículos de imprensa formado por g1, UOL, O Globo, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e EXTRA, de dados obtidos junto às secretarias estaduais de saúde.

Aumento de SRAG se concentra em público infantil, diz InfoGripe

Divulgado nesta quinta-feira (13), o novo Boletim InfoGripe Fiocruz aponta que o crescimento recente na curva nacional de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) concentra-se fundamentalmente no público infantil, de 0 a 11 anos. O estudo mostra que, provavelmente, esse dado está associado ao vírus influenza ou intercorrências respiratórias em função do início da primavera.

Segundo o boletim, referente à Semana Epidemiológica (SE) 40, período de 2 a 8 de outubro, o vírus Influenza A apresenta aumento em alguns estados do país, como Bahia, Goiás e Minas Gerais, com destaque especial para São Paulo e Distrito Federal, que registram o maior volume absoluto de positivos nas últimas semanas.

De acordo com o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, a recente tendência de aumento de influenza em São Paulo e no Distrito Federal serve de alerta em decorrência da importância de ambos no fluxo interestadual de passageiros, especialmente para os grandes centros urbanos através da malha aérea nacional.

Quanto à covid-19, apesar da manutenção de queda, os dados seguem apontando para o amplo predomínio do vírus SARS-CoV-2, especialmente na população adulta. Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi de 25,4% para Influenza A; 0,8% para Influenza B; 13,0% para vírus sincicial respiratório (VSR); e 34,1% para SARS-CoV-2. Entre os óbitos, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de 12,9% para Influenza A; 0,0% para Influenza B; 0,0% para VSR; e 82,2% para SARS-CoV-2.

Vacinação contra a pólio

O primeiro estado a alcançar a meta nacional de imunização contra a poliomielite neste ano foi a Paraíba. Um total de 216,7 mil crianças das 227,8 mil elegíveis foram vacinadas (95%). Apesar disso, 39 municípios estão abaixo do esperado, como João Pessoa e Campina Grande. Mesmo com a prorrogação, por duas vezes, da campanha de vacinação nos postos de saúde, o país ainda tem dificuldade de atingir o objetivo de imunizar 95% das 14 milhões de crianças menores de cinco anos. Até o momento, 62% do público-alvo receberam a dose de proteção contra o vírus causador da paralisia infantil, doença declarada erradicada no país em 1989.

São Paulo relata primeira morte por varíola símia

Na quarta-feira (12), o estado de São Paulo registrou a primeira morte por varíola símia. O paciente era um homem de 26 anos com comorbidades, morador da capital. Ele estava internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas desde 1º de agosto. De acordo com Secretaria de Estado da Saúde, o paciente passava por tratamento com antivirais para uso emergencial em pacientes graves. Até o momento, o estado tem 3.861 casos confirmados da doença. No país, de acordo com balanço divulgado na terça-feira (11), há 8.521 casos confirmados e 4.768 notificações suspeitas. Segundo o Ministério da Saúde, cinco pessoas já morreram pela infecção (duas em Minas Gerais e três no Rio de Janeiro).   

processing....