SARS-CoV-2 altera o ARN das células infectadas, diz estudo
Pela primeira vez, um estudo feito por cientistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) conseguiu mostrar que a infecção pelo vírus SARS-CoV-2, causador da covid-19, altera o padrão de funcionamento dos ARN das células. Os pesquisadores examinaram 13 conjuntos de dados obtidos ao longo de quatro estudos que analisaram o ARN viral, bem como o de células animais e humanas. O estudo mais recente foi publicado na revista Frontiers in Cellular and Infection Microbiology.
Padrões de hiposmia separam covid de comprometimento cognitivo leve
Em artigo para a edição do Medscape em inglês, o Dr. Daniel M. Keller comenta estudo que mostra que padrões de hiposmia para diferentes aromas podem distinguir entre covid-19 e etiologias de comprometimento cognitivo leve. Cada condição tem déficits olfativos distintos.
Covid-19 aumenta chance de ter Alzheimer
Estudo da Universidade Case Western Reserve, em Ohio, nos Estados Unidos, apontou um risco maior de 50% a 80% para o desenvolvimento a doença de Alzheimer em um período de um ano em idosos que tiveram covid-19. O trabalho foi publicado no Journal of Alzheimer’s Disease . O risco foi maior para mulheres acima de 85 anos.
Medscape Notícias Médicas © 2022
Citar este artigo: Covid-19: Resumo da semana (10 a 16 de setembro) - Medscape - 16 de setembro de 2022.