Teste rápido: Doença renal crônica e insuficiência cardíaca concomitantes

Dr. Patrick Rossignol

Notificação

5 de setembro de 2022

A doença renal crônica é um quadro progressivo que acomete mais de 800 milhões de pessoas em todo o mundo. A insuficiência cardíaca é comum nos pacientes com doença renal crônica e pode ser causa e consequência da doença renal crônica. Tanto a doença renal crônica quanto a insuficiência cardíaca são mais prevalentes em idosos e pessoas com diabetes, hipertensão arterial sistêmica ou outros fatores de risco de doença cardiovascular e renal. A presença de uma dessas doenças parece predispor a apresentação e a progressão da outra; os pacientes com as duas doenças têm mais risco de hospitalização, reinternação, necessidade de tratamento intensivo, diálise e morte.

Estudos sugerem que a incidência da doença renal crônica e da insuficiência cardíaca esteja aumentando e represente um desafio global de saúde pública. Conhecer a interação entre essas duas doenças é essencial para melhorar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento dos pacientes.

Você está a familiarizado(a) com as características da doença renal crônica e da insuficiência cardíaca? Verifique o seu conhecimento com este teste rápido.

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....