Covid-19: Resumo da semana (20 a 26 de agosto)

Equipe Medscape Professional Network

26 de agosto de 2022

Neste artigo

Os avanços da ciência

Covid-19 pode deflagrar síndrome do intestino irritável, diz estudo

Indivíduos com covid-19 prolongada podem desenvolver distúrbios da interação intestino-cérebro como, por exemplo, síndrome do intestino irritável. Segundo os autores de uma revisão publicada no início de agosto, as estimativas da prevalência de sintomas gastrointestinais na covid-19 chegam a 60%, e essas alterações podem estar presentes em pacientes com covid-19 prolongada, uma síndrome que persiste por quatro semanas ou mais.

Estudo de caso: covid-19 prolongada com deficiência hormonal persistente

Rastrear disfunções endócrinas em pacientes com sintomas persistentes após a recuperação da fase aguda da covid-19 pode valer a pena.

Dias após ter se recuperado da insuficiência respiratória e saído da ventilação mecânica, paciente apresentou uma hipotensão súbita que respondeu à hidrocortisona. Depois, apresentou baixos níveis de hormônio do crescimento e hormônio adrenocorticotrófico (ACTH, do inglês adrenocorticotropic hormone), ou seja, hipopituitarismo, por mais de um ano. Ele também apresentou baixos níveis de testosterona que se mantiveram baixos após 15 meses (período total de acompanhamento).

Risco cardíaco associado à covid-19 durante a gestação exige mais cuidados

Gestantes apresentam mais risco de complicações cardíacas em decorrência da covid-19 e precisam de cuidados multidisciplinares, diz nova revisão. Segundo o comitê de Doenças Cardiovasculares em Mulheres do American College of Cardiology (ACC), o manejo dessas complicações exige uma "equipe obstétrica cardíaca da gestação" para melhorar o atendimento. Veja quais são os riscos.

processing....