Os avanços da ciência
Como a covid-19 danifica o cérebro
Duas pesquisas brasileiras descrevem o processo que pode explicar melhor o espectro de efeitos da infecção pelo novo coronavírus no sistema nervoso central. Leia o artigo.
Pesquisa Covitel: seis em cada 10 brasileiros manifestam sequelas
As sequelas da covid-19 atingem até 65% dos brasileiros, de acordo com estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UPFEL), no Rio Grande do Sul, em parceria com a organização de saúde pública internacional Vital Strategies e com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). A análise foi feita com dados 9.000 pessoas entrevistadas por telefone. Os principais sintomas registrados foram a perda de olfato e/ou paladar (30,4%); problemas musculares (25,5%): fadiga e/ou cansaço (23,6%); perda de memória (21,1%); perda de cabelo (19,3%); falta de ar (18,6%) e problemas de sono (14,5%). De acordo com a mesma pesquisa, 4,8% dos entrevistados não tomaram a vacina contra a covid-19. Desses, quase 30% disseram que não foram imunizados por não acreditarem na eficácia da vacina.
Risco de transtornos neurológicos e psiquiátricos perdura até dois anos depois, sugere estudo
Pesquisadores da University of Oxford, no Reino Unido, analisaram dados obtidos a partir de mais de 1,25 milhão de registros públicos de saúde de pacientes dos Estados Unidos que tiveram covid-19 desde o início da pandemia. Eles compararam as informações do grupo que teve covid-19 com pacientes infectados por outros vírus respiratórios. Uma das conclusões do estudo, publicado no dia 17 na revista The Lancet Psychiatry, foi que existe um risco aumentado de desenvolver psicose, demência, “névoa mental” e convulsões após a covid-19 por até dois anos depois da doença.
Jejum regular associado a covid-19 mais branda: novo estudo
Trabalho realizado nos Estados Unidos indica que talvez a prática possa contribuir para atenuar a gravidade da infecção. Veja os detalhes do estudo.
Medscape Notícias Médicas © 2022
Citar este artigo: Covid-19: Resumo da semana (13 a 19 de agosto) - Medscape - 19 de agosto de 2022.