A suplementação de ácido fólico pode melhorar os aspectos histopatológicos de lesões gástricas pré-cancerosas, como a atrofia da mucosa gástrica e a metaplasia intestinal, de acordo com resultados de uma metanálise de pesquisas relevantes.
Os resultados, segundo os autores, fornecem evidências para o potencial uso clínico do ácido fólico no manejo de lesões gástricas pré-cancerosas.
"Acreditamos que os médicos possam tentar utilizar o ácido fólico para interromper ou reverter a progressão de lesões gástricas pré-cancerosas, reduzindo, assim, a taxa de incidência de câncer gástrico", disse ao Medscape o pesquisador Dr. Jinhao Zeng, Ph.D., do Hospital de Medicina Tradicional Chinesa da Universidade de Chengdu, na China.
O Dr. Jinhao alertou, no entanto, que o número de estudos relevantes "ainda é relativamente inadequado, e os resultados devem ser interpretados com cautela".
O Dr. David Johnson, médico, professor de medicina e coordenador de gastroenterologia na Eastern Virginia School of Medicine, nos Estados Unidos, que não participou do estudo, também pediu cautela na interpretação dos resultados.
"De forma geral, é improvável que a suplementação de folato seja prejudicial, mas esses dados não devem ser utilizados como justificativa para uma redução de risco", disse o Dr. David ao Medscape.
O estudo foi publicado on-line no periódico BMC Gastroenterology.
Analisando a prevenção e os efeitos do tratamento
Acredita-se que o estudo seja a primeira metanálise a analisar os efeitos do ácido fólico na prevenção e tratamento de pacientes com lesões gástricas pré-cancerosas. A análise incluiu 13 ensaios clínicos randomizados, com população total de 1.252 participantes adultos com lesões gástricas pré-cancerosas que moram China.
Uma metanálise de cinco estudos mostrou um efeito positivo estatisticamente significativo do tratamento com suplementação de ácido fólico na atrofia da mucosa gástrica (risco relativo [RR] de 1,61; intervalo de confiança [IC] de 95% de 1,07 a 2,41), segundo o Dr. Jinhao e colaboradores.
Uma metanálise de dois estudos mostrou um efeito estatisticamente significativo do ácido fólico na reversão da metaplasia intestinal (RR de 1,77; IC 95% de 1,32 a 2,37), segundo os pesquisadores.
"Nosso estudo indica um efeito benéfico associado ao tratamento de alterações patológicas por lesões gástricas pré-cancerosas com 20 a 30 mg/dia de ácido fólico por três a seis meses", eles escreveram.
A suplementação de ácido fólico aparentemente não foi eficaz para o alívio dos sintomas causados pelas lesões gástricas pré-cancerosas.
Os autores relataram que, em uma análise separada, eles confirmaram que o ácido fólico pode inibir o desenvolvimento da carcinogênese da mucosa gástrica por meio de alterações dos níveis de gastrina e pepsinogênio.
Mais estudos são necessários
Comentando o estudo para o Medscape, a médica Dra. Judith Kim, da Divisão de Gastroenterologia e Hepatolgia do NYU Langone Health, nos Estados Unidos, disse que estudos anteriores avaliaram se a suplementação de ácido fólico estaria associada à redução do risco de câncer gástrico, mas os resultados foram "conflitantes e inconclusivos".
"Embora tenham sido realizadas metanálises anteriores sobre o ácido fólico e o câncer gástrico, este estudo é interessante, pois avaliou o impacto do ácido fólico em lesões pré-cancerosas, para as quais ainda não há tratamento", disse a Dra. Judith.
"Não há recomendação atual de suplementação de ácido fólico para o tratamento ou prevenção de lesões pré-cancerosas e câncer gástrico", disse a Dra. Judith. "Houve interesse no ácido fólico como um agente quimiopreventivo devido ao seu potencial papel protetor contra danos no ADN, mas esses benefícios ainda precisam ser confirmados por ensaios randomizados controlados".
A análise do Dr. Jinhao e colaboradores "apoia a necessidade de ensaios controlados randomizados maiores para estudar essa associação ainda mais a fundo", disse a Dra. Judith ao Medscape.
"Dado o pequeno tamanho do estudo e a limitação de uma população exclusivamente chinesa (que possui uma incidência maior de lesões pré-cancerosas e câncer gástrico do que a população geral dos EUA), eu alertaria contra o uso de ácido fólico com o único objetivo de prevenção de lesões gástricas pré-cancerosas, pois a suplementação pode gerar efeitos colaterais negativos", ela aconselhou.
O estudo foi apoiado pela Fundação Nacional de Ciências Naturais da China, pelo Hospital da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Chengdu e pelo Projeto de Administração de Medicina Tradicional Chinesa de Sichuan. O Dr. Jinhao, o Dr. David e a Dra. Judith informaram não possuir conflitos de interesse.
BMC Gastoenterol. Publicado on-line em 02 de agosto de 2022. Texto completo
Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube.
Medscape Notícias Médicas © 2022 WebMD, LLC
Citar este artigo: Ácido fólico para interromper ou reverter a progressão de lesões gástricas pré-cancerosas: uma boa ideia? - Medscape - 16 de agosto de 2022.
Comente