Usuário de Cannabis com sudorese profusa e síncope

Dra. Marwa Saleem; Dr. Ahmad Al Maradni; Dr. Mahmoud Alsayed; Dr. Ricardo Correa

Notificação

2 de agosto de 2022

Nota da editora: A série Casos Clínicos aborda doenças difíceis de diagnosticar, algumas das quais não são vistas com frequência pela maioria dos médicos, mas é importante poder reconhecer com precisão. Teste a sua capacidade diagnóstica e terapêutica com o caso desta paciente e as perguntas correspondentes.

Contexto

Um usuário de Cannabis de 32 anos procura atendimento após um episódio de síncope no trabalho, associado a sudorese profusa. A investigação diagnóstica inicial no serviço de emergência mostra um nível aleatório de glicemia capilar de 44 mg/dL (referência: < 200 mg/dL). Sua última refeição tinha sido seis horas antes da admissão hospitalar. O paciente informa que eventualmente não se sente bem e apresenta hipoglicemia em jejum e após refeições com alto teor de carboidratos (50 a 55 mg/dL).

Ele usa Cannabis regularmente e consome bebidas alcoólicas nos fins de semana. Sua história familiar não revela endocrinopatias. Não há registro de uso de medicamentos sem prescrição médica, suplementos, fitoterápicos ou hipoglicemiantes.

Exame físico e propedêutica

O exame físico é inexpressivo, exceto pela taquicardia (frequência cardíaca de 105 batimentos por minuto), pressão arterial discretamente aumentada (142 ˣ 87 mmHg), sudorese profusa e ansiedade leve. O paciente recebe glicose intravenosa no serviço de emergência, sendo internado no hospital. Os resultados do exame bioquímico inicial, incluindo a dosagem do cortisol sérico matinal, do fator de crescimento 1 insulinoide, metanefrinas e provas de função tireoidiana, estão dentro dos limites normais.

Várias tentativas de desmame da glicose intravenosa falham e são acompanhadas de queda da glicemia para 30 mg/dL, e a seguir para 40 mg/dL, em poucas horas. O paciente é transferido para a unidade de tratamento intensivo para controle estrito da glicemia. A glicose intravenosa é suspensa, sendo iniciado um protocolo de jejum de 72 horas. Após 28 horas de jejum, a glicemia capilar é de 54 mg/dL (referência: 70 a 100 mg/dL). A glicose plasmática subsequente é de 47 mg/dL. Outros exames laboratoriais revelam:

  • Peptídeo C: 1,0 ng/mL (referência: 0,5 a 2,0 ng/mL)

  • Insulina: 3 µUI/mL (referência em jejum: 5 a 15 µUI/mL)

  • Proinsulina: 5 pmol/L (referência: 3,6 a 22,0 pmol/L)

  • Fator de crescimento insulinoide 2: 400 ng/mL (referência: 267 a 616 ng/mL)

  • Beta-hidroxibutirato: 4,7 mg/dL (referência: 0,21 a 2,81 mg/dL)

O paciente então faz uma refeição com alto teor proteico e baixo teor de carboidratos acompanhada de um suco de laranja.

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....