A hipertensão arterial pulmonar é uma doença crônica e progressiva, definida como pressão arterial pulmonar média > 20 mmHg e resistência vascular pulmonar > 3 WU, com pressão capilar normal < 15 mmHg. A hipertensão arterial pulmonar é caracterizada pelo aumento da resistência pulmonar, resultando em sobrecarga no ventrículo direito e insuficiência cardíaca direita.
Estudos têm demonstrado as vias moleculares que fazem parte da fisiopatologia da hipertensão arterial pulmonar, permitindo a descoberta de medicamentos específicos para a doença: via da prostaciclina, via do óxido nítrico e via da endotelina. Existem atualmente 14 medicamentos aprovados pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA para o tratamento da hipertensão arterial pulmonar. Apesar de melhorarem os sinais e sintomas e a qualidade de vida dos pacientes com a doença, necessitam de monitorização constante e não são considerados curativos. Em última análise, a hipertensão arterial pulmonar continua sendo uma doença fatal com mortalidade de pelo menos 50% em sete anos. O objetivo do tratamento é reduzir o risco de morte, evitar a progressão da doença e otimizar a qualidade de vida dos pacientes com esse quadro.
Qual é a sua familiaridade com o tratamento da hipertensão arterial pulmonar? Verifique o seu conhecimento por meio deste teste rápido.
Medscape © 2022 WebMD, LLC
As opiniões expressas aqui são de responsabilidade pessoal do autor e não representam necessariamente a posição da WebMD ou do Medscape.
Citar este artigo: Tratamento da hipertensão arterial pulmonar - Medscape - 21 de julho de 2022.
Comente