Nota da editora: A série Casos Clínicos aborda doenças difíceis de diagnosticar, algumas das quais não são vistas com frequência pela maioria dos médicos, mas é importante poder reconhecer com precisão. Teste a sua capacidade diagnóstica e terapêutica com o caso deste paciente e as perguntas correspondentes.
Contexto
Paciente de 48 anos dá entrada no pronto-socorro de ginecologia devido a queixa de perda de líquido amarelado pela vagina com início há 12 horas. A perda de líquido é espontânea e sem odor. Realizou histerectomia há 10 dias.
Nega alteração do hábito urinário ou intestinal.
Menarca: 14 anos.
Ciclos irregulares com fluxo intenso e duração de 15 a 20 dias. Já ficou com sangramento contínuo por mais de 30 dias.
Data da última menstruação: com a cirurgia (estava com sangramento genital excessivo há um ano com piora importante nos últimos dois meses, fazendo com que ela precisasse de hemotransfusão no último sangramento).
Coitarca: 18 anos.
Parceiros: 1.
IG IPc.
Nega dispareunia ou sinusorragia. Nega outras IST.
Nega etilismo ou tabagismo. Nega alergias. Nega cirurgias prévias (exceto pela cesariana). Nega comorbidades. Nega emagrecimento.
Medscape © 2022 WebMD, LLC
As opiniões expressas aqui são de responsabilidade pessoal do autor e não representam necessariamente a posição da WebMD ou do Medscape.
Citar este artigo: Caso Clínico: Perda de líquido pela vagina após histerectomia recente - Medscape - 3 de agosto de 2022.
Comente