A pneumonia é uma complicação comum e potencialmente grave que acomete cerca de 10% dos pacientes em ventilação mecânica. [1] Esta complicação acarreta maior tempo de internação, aumento do custo do tratamento e piores desfechos clínicos. [2] A taxa de mortalidade de pacientes com pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) é estimada em 13%. [3] O mecanismo fisiopatológico para o seu desenvolvimento é primariamente devido à aspiração de secreções de orofaringe, do condensado formado no circuito do respirador ou do conteúdo gástrico colonizado por bactérias patogênicas. [4] A resistência antimicrobiana e a segurança do paciente são fatores adicionais que os médicos devem considerar ao escolher a melhor estratégia terapêutica. [4,5]
Você conhece as atuais recomendações de manejo do paciente com PAV? Verifique os seus conhecimentos por meio deste teste rápido.
Medscape © 2022 WebMD, LLC
As opiniões expressas aqui são de responsabilidade pessoal do autor e não representam necessariamente a posição da WebMD ou do Medscape.
Citar este artigo: Tratamento da pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) - Medscape - 17 de agosto de 2022.
Comente