Modelo inovador de tratamento de depressão e TEPT na atenção primária se mostra eficaz

Fran Lowry

Notificação

29 de junho de 2022

Um programa diferenciado de tratamento na atenção primária está manejando com sucesso pacientes com depressão e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e, se amplamente implementado, pode resultar em um tratamento mais rápido e ajudar a diminuir o tempo de espera para tratamentos psiquiátricos especializados.

"Sabemos que existem gargalos na atenção à saúde mental e, às vezes, algo tão simples como conseguir uma consulta com um psiquiatra pode ser um grande desafio", disse ao Medscape o copesquisador, o médico Dr. Zachary Zuschlag, psiquiatra do James A. Haley Veterans' Hospital e professor assistente na University of South Florida, ambos nos Estados Unidos.

"Sendo assim, um modelo que incentive os médicos da atenção primária, em conjunto com consultorias feitas por nós [psiquiatras], a tratar efetivamente esses pacientes de maneira mais proativa, é muito benéfico", disse o Dr. Zachary.

Os achados foram apresentados na Reunião Anual de 2022 da Society of Clinical Psychopharmacology (ASCP).

Parceiros comuns

O Dr. Zachary observou que a combinação de TEPT com depressão é comum, mas é frequentemente considerada muito complexa para ser tratada no contexto da atenção primária.

Embora o tratamento desses pacientes possa ser desafiador, o Dr. Zachary, que também lidera o programa de monitoramento de antidepressivos do departamento local de assuntos de veteranos militares, disse que quando começou o programa para essa população específica, ele utilizou "um modelo muito mais inclusivo e acolheu esses pacientes, mesmo que tivessem outros problemas concomitantes".

"Curiosamente, vimos que nossos pacientes com [depressão e] TEPT pareciam estar melhorando tanto quanto aqueles com depressão sem TEPT, e desejávamos apenas analisar essa questão mais sistematicamente", acrescentou.

O programa de monitoramento de antidepressivos foi projetado especificamente para o tratamento psicofarmacológico de depressão e ansiedade no contexto da atenção primária. Ele é composto por uma equipe interdisciplinar de enfermeiros gestores, psiquiatras consultores, psicólogos e médicos da atenção primária. Pacientes em unidades de atenção primária com potencial de se beneficiar do uso de medicamentos psiquiátricos podem ser inscritos e acompanhados no programa.

O programa consiste em contatos telefônicos estruturados e baseados em protocolos feitos pelos enfermeiros gestores em intervalos programados, geralmente a cada três ou quatro semanas, disse o Dr. Zachary.

Durante as ligações, as informações são coletadas por meio de escalas de avaliação de sintomas psiquiátricos baseadas em evidências. Os psiquiatras consultores utilizam essas e outras informações para ajudar a orientar o tratamento e coordenar o cuidado com os médicos da atenção primária desses pacientes para ajustar o plano terapêutico, incluindo alterações de medicamentos e psicoterapia adicional.

Para determinar a eficácia do programa, os pesquisadores revisaram retrospectivamente todos os pacientes inscritos no programa de monitoramento de antidepressivos nos seus primeiros 10 meses. Dos 433 participantes do programa, 112 (26%) foram identificados com sintomas ativos de TEPT no início do monitoramento. Outros 43 pacientes tinham diagnóstico prévio de TEPT.

As taxas de conclusão do programa das coortes com e sem TEPT não apresentaram diferenças.

De forma geral, houve uma melhora média nos sinais e sintomas de depressão e ansiedade, evidenciada por mudanças nos escores do Questionário de Saúde do Paciente-9 (PHQ-9) e da Escala de Transtorno de Ansiedade Generalizada-7 (GAD-7) de 44% e 43%, respectivamente.

Não foram observadas diferenças na média de redução dos sinais e sintomas de depressão ao comparar os participantes sem história de TEPT com aqueles com história de TEPT (-6,16 versus -5,42; P = 0,3244) ou em relação àqueles com sinais e sintomas ativos de TEPT (-6,16 vs. -5,54; P = 0,4543).

Da mesma forma, para ansiedade, observou-se uma média de redução de -5,61 no escore da escala GAD-7 para a coorte sem TEPT vs. -4,99 na coorte com história de TEPT e -5,35 na coorte com sinais e sintomas ativos de TEPT. Novamente, essas diferenças não foram significativas.

O Dr. Zachary observou que a constituição do departamento de assuntos de veteranos dos Estados Unidos é única, com muitos recursos disponíveis para conduzir um programa como o monitoramento de antidepressivos.

"Programas de gestão de cuidados multidisciplinares são muito eficazes e, em nossa experiência, aqueles que completaram o programa apresentaram uma melhora excepcional. Os pacientes gostam bastante, pois há muito contato entre eles e diversos profissionais de saúde", disse.

Um modelo para outros contextos?

Comentando sobre o estudo para o Medscape, o médico Dr. Nagy A. Youssef, Ph.D., professor de psiquiatria e diretor de pesquisa clínica na Ohio State University College of Medicine, nos Estados Unidos, considerou os resultados "interessantes".

"Tratar pacientes com depressão leve a moderada e TEPT atual ou prévio no contexto da atenção primária utilizando um programa de gestão de cuidados pode ser um modelo para outros hospitais de veteranos militares, bem como em contextos civis", disse o Dr. Nagy, que não participou do estudo.

O Dr. Nagy observou que não só não houve diferença na melhora dos sinais e sintomas entre o grupo com depressão e TEPT em relação ao grupo exclusivamente com depressão, como as taxas de conclusão do programa não foram diferentes.

Isso enfatiza ainda mais "a potencial utilidade dessa abordagem no tratamento inicial do paciente, especialmente com recursos de saúde mental limitados e a necessidade de auxiliar mais pacientes", disse ele.

O Dr. Zachary Zuschlag e o Dr. Nagy A. Youssef informaram não ter conflitos de interesses relevantes.

American Society of Clinical Psychopharmacology (ASCP) 2022. Abstract 3003546. Apresentado em 2 de junho de 2022.

Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube.

 

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....