Clube de Revistas de radiologia: junho de 2022

Dra. Aline Serfaty

Notificação

28 de junho de 2022

Neste artigo

Dra. Aline Serfaty

Nesta seção a Dra. Aline Serfaty resume artigos recém-publicados nos principais jornais de radiologia e diagnóstico por imagem. A Dra. Aline é formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), fez residência médica na Clínica de Diagnóstico por Imagem (CDPI), fellowship no Hospital Saint Antoine, na França, e mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é diretora do Setor de Ressonância Magnética da clínica Medscanlagos, no Rio de Janeiro.

1. Os pacientes realmente sentem dor com o edema da gordura suprapatelar?

O objetivo deste estudo caso-controle retrospectivo foi determinar critérios de ressonância magnética (RM) para o diagnóstico radiológico de edema significativo da gordura suprapatelar, investigar a relação entre esses critérios [de imagem] e a ocorrência de dor na face anterior do joelho, além de avaliar possíveis fatores estruturais e posicionais relacionados à etiologia do edema.

Foram alocados no grupo de casos, os indivíduos cuja RM de joelho realizada entre maio de 2016 e dezembro de 2018 apresentava critérios de edema do coxim adiposo do quadríceps; e no grupo de controle, os indivíduos cujo exame não apresentou esses critérios (proporção 1:1).

Os critérios de RM para a identificação da presença de edema significativo da gordura suprapatelar foram definidos como 10 mm e acima do diâmetro anteroposterior da gordura suprapatelar, convexidade posterior e aumento do sinal na sequência de densidade de prótons com supressão de gordura. Os autores grupos foram comparados quanto à dor na face anterior do joelho, características dessa dor, posições durante o trabalho (sentado e em pé) e fatores estruturais encontrados na RM.

No total, 108 indivíduos foram avaliados. A dor na face anterior do joelho foi mais comum no grupo de casos (49/54; P < 0,001) e foi altamente correlacionada com sinais de edema da gordura suprapatelar (R = -0,657). Dor frequente à noite (18/54; P = 0,013), aumento da dor ao subir escadas (40/54; P = 0,003), joelhos flexionados (43/54; P < 0,001) e diminuição da dor quando os joelhos estão estendidos (42/54; P < 0,001) foram significativamente altas no grupo de casos. Não foram observadas diferenças significativas na posição durante o trabalho e nos fatores estruturais.

Para lembrar:

: O edema da gordura suprapatelar está significativamente associado a dor anterior do joelho e a certas características específicas da dor.

Referência:
Şam Özdemir M, Ekin E, Sari K, Yalçınkaya E, Kazcı Z. Do Patients Really Have Pain with Quadriceps Fat Pad Edema?. Skeletal Radiology. 2022;51(7):1425-1432.

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....