Para a prevenção do câncer, nem todas as dietas à base de vegetais são equivalentes

Arianna Sarjoo

Notificação

23 de junho de 2022

Pesquisadores constataram que seguir uma dieta rica em alimentos ​​à base de vegetais saudáveis pode diminuir o risco de câncer de mama, o que não ocorre quando a dieta é rica em alimentos pouco saudáveis.

O estudo, que contou com mais de 65 mil participantes, mostrou que dietas à base de plantas ricas em grãos integrais, frutas e vegetais parecem ser mais protetoras contra o câncer de mama do que dietas à base de plantas ricas em produtos processados, como suco [de caixinha] e salgadinhos tipo chips.

"Os resultados sugerem que a melhor dieta à base de plantas para a prevenção do câncer de mama seja uma dieta saudável, composta de frutas, vegetais, grãos integrais, nozes e leguminosas", disse a Dra. Sanam Shah, primeira autora do estudo e médica doutoranda em epidemiologia pela Université Paris-Saclay, na França. “Por outro lado, uma dieta à base de plantas pouco saudável, compreendendo maior ingestão principalmente de produtos processados de origem vegetal (como grãos refinados, sucos de frutas [de caixinha], doces, sobremesas e batatas processadas), seria pior para a prevenção do câncer de mama”.

O grupo da Dra. Sanam apresentou a pesquisa na NUTRITION 2022, a conferência anual da American Society for Nutrition, realizada on-line.

Embora o papel das dietas à base de plantas na prevenção do câncer tenha recebido muita atenção, a médica comentou que poucos estudos avaliaram a influência da qualidade dessas dietas no risco de câncer de mama.

A equipe de pesquisa conduziu um estudo prospectivo de coorte para investigar a ligação entre dietas ​​à base de plantas saudáveis ​​versus não saudáveis e o risco de câncer de mama. Diferentemente de outros estudos, os pesquisadores também avaliaram o efeito da diminuição gradual do consumo de alimentos de origem animal na saúde.

Os pesquisadores acompanharam 65.574 francesas na menopausa (média de idade: 52,8 anos) de 1993 a 2014, e solicitaram que as participantes respondessem questionários alimentares para então classificá-las entre grupos a partir da adoção de uma dieta predominantemente vegetal ou animal. As dietas à base de plantas não excluíam carne, mas continham mais produtos vegetais do que animais, disse a Dra. Sanam. Os pesquisadores também agruparam as participantes a partir do quão saudáveis ​​eram as dietas à base de vegetais.

Durante o período do estudo (21 anos), 3.968 participantes foram diagnosticadas com câncer de mama. O grupo que adotava uma dieta baseada em vegetais mais saudável apresentou um risco de câncer de mama 14% menor do que a média das participantes, enquanto o grupo que adotava uma dieta baseada em vegetais menos saudável evoluiu com um risco 20% maior de desenvolver a doença.

A qualidade nutricional dos alimentos de origem vegetal varia muito. Dietas de qualidade devem ser variadas, para evitar deficiências nutricionais de ferro, zinco, cálcio e vitamina B12, disse a Dra. Sanam.

"O estudo ressalta a importância de, ao se examinar as relações entre dieta e saúde, considerar aspectos mais globais da dieta em vez de componentes específicos", disse a Dra. Megan McCrory, Ph.D. e professora associada de pesquisa em nutrição da Boston University, nos Estados Unidos. “Como o estudo ilustra, as dietas à base de alimentos de origem vegetal, como um todo, nem sempre são saudáveis ​​e também podem conter nutrientes e alimentos pouco desejáveis”.

Os abstracts da NUTRITION 2022 foram selecionados por um comitê de especialistas para apresentação, mas ainda não foram submetidos a revisão ​​por pares. Todos os achados devem ser considerados preliminares até que sejam publicados em periódicos revisados ​​por pares. As Dras. Sanam Shah e Megan McCrory informaram não ter conflitos de interesse financeiros relevantes.

NUTRITION 2022: Abstract OR07-03-22. Apresentado em 14 de junho de 2022.

Arianna Sarjoo é graduada em biologia pela Boston University e estagia no Medscape.

Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....