Novo app pode ajudar pacientes com diabetes tipo 2, diz estudo

Marlene Busko

Notificação

16 de junho de 2022

Dr. Paramesh Shamanna

Uma nova abordagem que utiliza sensores e inteligência artificial, e oferece, em tempo real, orientações de estilo de vida personalizadas por meio de um aplicativo e instrutores ao vivo levou a uma alta taxa de remissão do diabetes tipo 2 em um novo estudo.

Especificamente, a média da hemoglobina glicada (HbA1c ) dos 199 pacientes com diabetes tipo 2 que receberam orientações de estilo de vida na Índia por meio de um aplicativo criado pela empresa Twin Health, Inc., nos Estados Unidos, caiu de 9,0% para 5,7% em seis meses.

Isto é "enorme", disse o médico Dr. Paramesh Shamanna em uma coletiva de imprensa na 82ª edição das sessões científicas da Associação Americana de Diabetes (ADA 2022). A pesquisa foi apresentada em três posters pelo grupo na reunião.

Os pacientes tinham média de idade de 43 anos e diabetes há em média 3,7 a 8,0 anos. Oitenta e quatro por cento dos pacientes tiveram remissão do diabetes em seis meses, algo “sem precedentes”, observou Dr. Paramesh, diretor médico da Twin Health.

A remissão do diabetes foi definida de acordo com a declaração conjunta de consenso de 2021 da ADA e de outras organizações, como HbA1c < 6,5% sem o uso de medicamentos para tratar o diabetes durante pelo menos três meses.

Vale ressaltar, o tempo de permanência dos pacientes “no alvo” (com valores glicêmicos dentro da meta) aumentou de 53% para 81%, indicou Dr. Paramesh. Em média, os pacientes perderam 10 cm de cintura e o peso diminuiu de 79 kg para 68 kg.

Esses resultados foram impulsionados por uma "orientação individualizada contínua e precisa em relação à nutrição, à atividade e ao sono", disse o Dr. Paramesh ao Medscape por e-mail.

Remissão não é reversão, nem cura...

"Remissão" do diabetes tipo 2 não é "reversão", nem "cura", enfatizou para a imprensa o médico Dr. Robert A. Gabbay, Ph.D., diretor científico e médico da ADA. Como o câncer, o diabetes pode recidivar após a remissão.

Portanto, é importante manter as orientações de estilo de vida. Os pacientes ainda podem ter risco de complicações do diabetes após a remissão da doença, de modo que também é importante continuar o rastreamento de doença ocular, lesão neural e níveis lipídicos.

Entretanto, "a remissão pode ser duradoura", disse Dr. Paramesh, se o paciente continuar seguindo as orientações de estilo de vida e voltar para o caminho certo após “pisar na bola”.

"Estamos em outro momento agora", disse a médica Dra. Lisa Shah, diretora médica da Twin Health. "Isto é muito diferente de controlar a glicemia tendo como parâmetro um determinado valor numérico."

Este estudo mostra que a "remissão do diabetes tipo 2 é possível", disse a médica. "A forma de conseguir pode ser específica para cada um".

O programa foi elaborado para considerar a saúde e a felicidade do paciente, acrescentou o médico Dr. Shashank R. Joshi, cientista chefe da Twin Health. “Queremos que a remissão seja livre de complicações”, disse. “Esses achados dão esperança aos pacientes”.

“É emocionante podermos realmente começar pensar sobre remissão como uma opção para pessoas com diabetes tipo 2, e isso traz tanta esperança para todos os que vivem com a doença", reforçou Dr. Robert para o Medscape.

Como funciona a intervenção

A intervenção Twin Precision Treatment (TPT) integra vários dados – valores da glicose por monitoramento contínuo da glicose; frequência cardíaca, atividade e tempo de sono por um monitor de forma física; valores de pressão arterial por um manguito de pressão arterial; registro da ingestão de alimentos; e dados sobre o peso e a gordura corporal por uma balança inteligente – e fornece orientações precisas e individualizadas sobre a nutrição e a saúde do paciente.  

Os quatro sensores críticos são o monitoramento contínuo da glicose, o monitor de forma física, a balança inteligente e o manguito de pressão arterial, explicou a Dra. Lisa. O sistema reúne milhares de sinais combinados com dados informados pelo paciente, como humor ou ansiedade.

O monitoramento contínuo da glicose é usado para elaborar a orientação nutricional inicial durante os primeiros 30 dias. Quando o paciente entra em remissão, pode manter apenas o monitor de forma física e a balança inteligente.

Os treinadores que fazem parte deste programa são nutricionistas capacitados em prover orientação compassiva para os pacientes e ajudá-los a evitar a recidiva do diabetes, e são supervisionados por um médico.

O programa não restringe o consumo calórico: "não é uma dieta", disse Dra. Lisa.

O algoritmo faz pequenos ajustes na alimentação do paciente, a fim de melhorar a nutrição, explicou Dr. Shashank. "É o suprassumo da medicina personalizada." Os pacientes comem o que gostam e são orientados a fazer pequenas modificações para manter a glicose sob controle e evitar picos hiperglicêmicos.

O programa foi elaborado para diminuir gradativamente, e com segurança, os medicamentos de controle do diabetes, de acordo com a diminuição da HbA1c, acrescentou Dr. Paramesh.

Ensaio clínico nos EUA e cobertura do seguro de saúde

Os resultados de um ano do ensaio clínico em tela estão previstos para agosto, e o ensaio clínico continuará por dois a cinco anos, disse o Dr. Paramesh.

A empresa também iniciou um ensaio clínico nos EUA cujos resultados de cinco anos estão previstos para 2027.

"Hoje, temos parcerias nos EUA com empregadores que subsidiam o seguro de saúde de seus funcionários e com planos de saúde específicos, que oferecem o Twin Precision Treatment para os beneficiários", disse Dra. Lisa. "O tratamento é adequado para a maioria dos pacientes com diabetes tipo 2, com raras exceções."

O estudo foi financiado pela empresa Twin Health. O Dr. Paramesh Shamanna, a Dra. Lisa Shah e o Dr. Shashank R. Joshi são funcionários da Twin Health.

ADA 2022. Abstracts DE 221-LB, 4-LB, 26-OR. Apresentado em 05 de junho de 2022.

Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....