Mulheres com câncer de mama metastático HER2+ estão vivendo mais

Walter Alexander

Notificação

16 de junho de 2022

Quando, ao buscar atendimento médico, uma paciente apresenta sinais e sintomas de câncer de mama com metástases distantes, suas perspectivas de sobrevida em longo prazo são nebulosas. Mas agora um novo estudo apresentado na reunião anual da American Society of Clinical Oncology (ASCO) sugere que, de modo geral, as mulheres com câncer de mama metastático positivo para o fator de crescimento epidérmico humano 2 (HER2, sigla do inglês Human Epidermal Growth Factor 2) estejam vivendo mais do que antigamente.

Entre 2010 e 2018, a sobrevida global de 5.576 pacientes (99% do sexo feminino) com câncer de mama metastático HER2+ inscritas na pesquisa aumentou em 5,6% a cada ano do estudo. A pesquisa também mostrou uma melhora de 6,4% nas taxas de mortalidade específicas por câncer de mama a cada ano.

"Esses destaques coincidem com avanços terapêuticos significativos em relação ao câncer de mama metastático HER2+ na última década. Precisamos continuar nossos esforços de pesquisa a fim de identificar tratamentos melhores para as nossas pacientes, e continuar a melhorar o prognóstico", disse o autor do estudo, médico Dr. Jose Pablo Leone, oncologista do Dana-Farber Cancer Institute, nos Estados Unidos.

O estudo, pautado na avaliação de registros do banco de dados Surveillance, Epidemiology and End Results, encontrou fatores associados a menor sobrevida, incluindo idade avançada, raça negra, menor renda e presença de metástases viscerais ou cerebrais. A sobrevida em longo prazo superior a cinco anos foi associada a idade mais jovem, raça branca e maior renda, mas também a menor número de sítios de metástase e menor positividade para receptores de estrogênio/progesterona.

"Também encontramos fatores específicos que foram associados apenas a menor sobrevida global, como a presença de metástases no cérebro, fígado ou pulmão. A ausência de metástase nesses locais não foi associada a maior sobrevida global. Em contraste, um menor número de sítios metastáticos, independentemente da localização desses sítios, foi associado a maior sobrevida global, mas não a sobrevida em curto prazo", disse o Dr. Jose.

No total, 63,3% das pacientes no estudo sobreviveram menos de dois anos, 37,8% sobreviveram ao menos cinco anos e 26,8% sobreviveram mais de oito anos. Os fatores associados a sobrevida global menor do que dois anos foram idade avançada (razão de chances [RC] de 3,76), raça negra (RC de 1,5), neoplasia não ductal/não lobular (RC de 4,64), metástases cerebrais (RC de 2,95), metástases hepáticas (RC de 1,98), metástases pulmonares (RC de 1,56), negatividade para receptores hormonais (RC de 1,74) e menor renda (RC de 1,62). Os fatores associados a maior sobrevida (≥ 5 anos) foram idade jovem (RC de 2,85), raça branca (RC de 1,7), menor número de metástases viscerais (RC de 2,6), positividade para receptores hormonais (RC de 1,27) e maior renda (RC de 3,31).

O Dr. Jose disse que, embora o envolvimento de órgãos específicos (cérebro, fígado, pulmão) tenha sido associado a uma sobrevida global mais curta, as chances de viver mais do que cinco anos não foram associadas a esses sítios. Em contraste, a quantidade de sítios foi associada a uma maior sobrevida global, mas não a menor sobrevida global, independentemente da localização. "Embora o menor número de sítios metastáticos tenha sido associado a maiores chances de sobrevivência global superior a cinco anos, o número de sítios de metástase não foi associado à probabilidade de a sobrevida global ser inferior a dois anos", disse ele.

Uma limitação do estudo foi a sua natureza retrospectiva. "Os dados de tratamento não estavam disponíveis, então não podemos quantificar o impacto de vários tratamentos sobre as chances de sobrevida", disse o Dr. Jose.

O estudo não recebeu financiamento externo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em MDedge.com – Medscape Professional Network.

Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube.

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....