O mundo registrou 534.439.577 diagnósticos de infecção pelo vírus SARS-CoV-2, e 6.307.218 óbitos por covid-19 até o dia 10 de junho de 2022, de acordo com o monitor Coronavírus Resource Center , da Johns Hopkins University (EUA).
Subvariantes, taxa de mortalidade e politização da saúde nos EUA
As subvariantes BA.4 e da BA.5 da variante Ômicron estão se espalhando pelos Estados Unidos e compondo uma porcentagem maior de novos casos, levantando preocupações sobre o aumento da transmissibilidade.
A taxa de mortalidade por coronavírus para americanos brancos superou as taxas para americanos negros, latinos e asiáticos, de acordo com um novo relatório do The New York Times. No início da pandemia, o vírus teve impacto desproporcional em negros e latinos. Durante os primeiros meses de 2020, a taxa de mortalidade per capita de americanos negros foi quase duas vezes maior do que a de brancos, e mais do que duas vezes maior do que a taxa de mortalidade de asiáticos.
Estudo divulgado no dia 7 no British Medical Journal (BMJ) descobriu que a taxa de mortalidade nos condados norte-americanos que votaram em candidatos democratas para presidente (como Joe Biden e Barack Obama) diminuiu 22% entre 2001 e 2019 – o dobro da taxa de redução observada nos condados que escolheram candidatos republicanos (como Donald Trump). O pesquisador Haider Warraich comenta a politização da saúde. No Medscape em inglês.
Alemanha se prepara para futuras ondas
Na Alemanha, segundo informações veiculadas no dia 7 pelo Corona Newsblog publicado na edição em alemão, os principais indicadores da pandemia estão subindo. Conforme relatado pelo Robert Koch Institute (RKI), a incidência em 7 dias foi de 276,9 casos por 100.000 habitantes em 9 de junho de 2022. No dia anterior havia 238,1 casos por 100.000 habitantes.
As tendências nacionais podem ser encontradas no relatório semanal RKI de 2 de junho de 2022: BA.4/BA.5 estão sendo cada vez mais detectadas em amostras. Apenas a frequência da BA.5 parece dobrar a partir da semana 11.
"É uma evolução bastante ruim. A variante particularmente contagiosa BA4/BA5 também está em alta aqui", comentou o Ministro Federal da Saúde, Prof. Dr. Karl Lauterbach no Twitter.
"Infelizmente, em Portugal, a taxa de mortalidade volta a aumentar com a variante BA.5 Ômicron." Segundo o ministro, “pode haver realmente uma onda de verão. Ainda não é certo. No entanto, agora é a hora de começar a se preparar para o outono.”
Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube
Medscape Notícias Médicas © 2022
Citar este artigo: Covid-19: Resumo da semana (4 a 10 de junho) - Medscape - 10 de junho de 2022.