
Dr. Fabiano M. Serfaty
Nesta seção o Dr. Fabiano M. Serfaty resume alguns dos principais estudos que se destacaram recentemente na literatura médica na área de Diabetes e Endocrinologia.
1. Dulaglutida no controle glicêmico do diabetes tipo 2 em crianças e adolescentes
Em 04 de junho, os resultados do ensaio clínico AWARD-PEDS foram apresentados na 82ª sessão científica da American Diabetes Association (ADA 2022) e um artigo sobre o estudo foi simultaneamente publicado no periódico The New England Journal of Medicine.
O estudo multicêntrico demonstrou que a administração semanal de dulaglutida foi superior à de placebo para o controle glicêmico em jovens com diabetes tipo 2.
O estudo avaliou 154 pacientes com diabetes tipo 2 entre 10 e 18 anos de idade (média: 14,5 anos; índice de massa corporal [IMC] médio: 34,1 kg/m2) que receberam intervenção no estilo de vida associada ou não a metformina com ou sem insulina basal. Os pacientes foram randomizados para receber placebo (n = 51), 0,75 mg de dulaglutida (n = 51) ou 1,5 mg de dulaglutida (n = 52).
O objetivo primário foi demonstrar, após 26 semanas, superioridade da dulaglutida (doses combinadas) em relação ao placebo na alteração da hemoglobina glicada (HbA1C), um forte indicador dos níveis glicêmicos.
Os resultados mostram que em jovens com diabetes tipo 2 não controlado tratados com ou sem metformina e/ou insulina, uma dose semanal de 0,75 mg ou 1,5 mg de dulaglutida foi superior ao placebo para o controle da glicemia, sem efeito no IMC, após 26 semanas.
A segurança do medicamento foi consistente com o perfil de segurança já estabelecido em adultos que usam dulaglutida.
Para lembrar: O estudo AWARD-PEDS demonstrou que a dulaglutida foi superior ao placebo para o controle glicêmico de pacientes com diabetes tipo 2 entre 10 e 18 anos de idade. |
Referência:
Arslanian SA, Hannon T, Zeitler P, et al. Once-weekly Dulaglutide for the treatment of youths with type 2 diabetes. New England Journal of Medicine. 2022. doi:10.1056/nejmoa2204601
Medscape © 2022 WebMD, LLC
As opiniões expressas aqui são de responsabilidade pessoal do autor e não representam necessariamente a posição da WebMD ou do Medscape.
Citar este artigo: Quatro estudos de destaque no ADA 2022 - Medscape - 8 de junho de 2022.
Comente