Melanoma maligno é o terceiro tipo mais frequente de câncer de pele, depois do carcinoma basocelular e do carcinoma de células escamosas. Embora a maioria dos melanomas malignos seja diagnosticada em estágio inicial, esse câncer também tem a capacidade inerente de se disseminar de forma agressiva. As três categorias de risco de metástase propostas pelo American Joint Committee on Cancer são metástases para a pele, partes moles e linfonodos não regionais (M1a), metástase pulmonar (M1b) e metástase para outras vísceras (M1c). Os sítios mais frequentes de metástase do melanoma são a pele e o tecido subcutâneo, seguidos por pulmão, fígado, osso e cérebro.
O tratamento do melanoma metastático depende se a doença é ressecável ou disseminada. Para alguns melanomas metastáticos, pode-se considerar a possibilidade de ressecção ou tratamento sistêmico. No caso de melanoma disseminado, as opções são tratamento sistêmico, tratamento local, ensaio clínico ou tratamento de suporte, dependendo da localização e da extensão da doença.
Você está familiarizado com as mais recentes diretrizes de conduta no melanoma maligno em estádio II ou superior? Avalie seus conhecimentos com este teste rápido.
Medscape © 2022 WebMD, LLC
As opiniões expressas aqui são de responsabilidade pessoal do autor e não representam necessariamente a posição da WebMD ou do Medscape.
Citar este artigo: Teste Rápido: Melanoma metastático - Medscape - 3 de junho de 2022.
Comente