Teste Rápido: Bolhas, soluços, zumbido, Pseudofolliculitis e vertigem

Dr. Richard H. Sinert

Notificação

30 de maio de 2022

A pseudofolliculitis barbae, ou lesão de barbear, é uma reação inflamatória do tipo corpo estranho com surgimento de pápulas e pústulas. Pseudofolliculitis pubis é um quadro semelhante que ocorre após o pelo púbico ser raspado.

Os pacientes descrevem erupção acneiforme dolorosa após a raspagem. A história de barbear do paciente, incluindo o método e a frequência, pode revelar uma técnica de barbear inadequada. O método de preparação da barba, a utilização de medicamentos ou depilatórios, bem como de procedimentos de liberação de pelos devem ser investigados. A lesão primária é uma pápula cor de carne ou eritematosa com um fio de pelo no meio. Se o eixo do pelo for levantado delicadamente para cima, a extremidade livre do pelo sai da pápula. Essas pápulas inflamatórias são vistas em áreas raspadas adjacentes aos óstios foliculares. Embora geralmente não seja considerado um quadro clínico sério, a pseudofolliculitis barbae pode causar a desfiguração estética. As pápulas podem gerar cicatrizes, hiperpigmentação pós-inflamatória, infecção secundária e queloides.

A pseudofolliculitis barbae é observada principalmente nos homens negros, que têm predisposição genética à pseudofolliculitis barbae por causa da curvatura de seus folículos pilosos. É particularmente comum entre os homens negros que se barbeiam rente regularmente.

Os depilatórios químicos trabalham quebrando as ligações do dissulfeto do pelo, o que faz com que o pelo seja quebrado bem na abertura do folículo. Os depilatórios químicos não devem ser utilizados todos os dias, porque causam irritação na pele. Um esquema em dias alternados, ou a cada dois dias, é aceitável.

Pacientes com pseudofolliculitis barbae podem usar máquinas de barbear se forem de segurança, com borda única e com lâminas com proteção. As máquinas de barbear de lâmina dupla ou tripla barbeiam demasiado rente e não devem ser utilizadas.

Saiba mais sobre a pseudofolliculitis barbae.

Este Teste Rápido foi extraído e adaptado dos seguintes artigos: Friction Blisters ; Tinnitus ; Fast Five Quiz: Tinnitus ; Hiccups ; Fast Five Quiz: Hiccups ; Benign Paroxysmal Positional Vertigo ; e Pseudofolliculitis of the Beard .

Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....