Teste Rápido: Bolhas, soluços, zumbido, Pseudofolliculitis e vertigem

Dr. Richard H. Sinert

Notificação

30 de maio de 2022

O zumbido, uma percepção de som na cabeça ou nos ouvidos, é um quadro comum que acomete até 30% da população mundial e costuma estar associado a perda auditiva neurossensorial. Os tipos de zumbido (p. ex., pulsátil, com vertigem, flutuante ou unilateral) devem ser investigados a fundo. Pode comprometer a qualidade de vida. Casos crônicos raramente são curados.

O zumbido subjetivo flutuante, acompanhado de tonturas ou de tonturas e perda auditiva pode sugerir doença de Ménière, tal como um zumbido de baixa frequência com estrondo. Já um padrão agudo sugere perda auditiva neurossensorial.

O consumo de cafeína não foi comprovado como causa de zumbido, mas a falta de sono pode causar ou piorar o quadro. Algumas evidências sugerem que o consumo de bebidas alcoólicas seja mais útil do que prejudicial nesses casos.

De acordo com as diretrizes da American Academy of Otolaryngology – Head and Neck Surgery (AAO-HNS), pacientes com zumbido não devem fazer exames de imagem de cabeça e pescoço, a menos que o quadro seja unilateral ou pulsátil, haja sinais focais ou perda auditiva assimétrica. Zumbido persistente é aquele que dura pelo menos seis meses. Recomenda-se uma avaliação audiológica abrangente nos pacientes com zumbido unilateral, persistente ou associado a dificuldades auditivas. Isto porque os tumores glomus jugulare originam-se no crânio ou na orelha média, e os sinais e sintomas podem incluir perda auditiva parcial ou completa, um som tocando ou pulsando, dor de orelha e/ou tontura.

As diretrizes da AAO-HNS não recomendam o uso de rotina de antidepressivos, anticonvulsivantes, ansiolíticos ou medicamentos intratimpânicos como tratamento de primeira linha do zumbido persistente e incômodo. As diretrizes também indicam que não seja prescrita estimulação magnética transcraniana nesses casos.

Saiba mais sobre zumbido.

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....