Teste Rápido: Bolhas, soluços, zumbido, Pseudofolliculitis e vertigem

Dr. Richard H. Sinert

Notificação

30 de maio de 2022

O desconforto das bolhas de fricção é restrito ao local da lesão, mas elas não devem ser ignoradas, visto que o impetigo secundário, uma possível complicação grave, pode causar celulite e sepse.

Sapatos que vestem mal são a causa a mais comum de bolhas. Calor, transpiração e maceração da pele podem levar à formação das bolhas de fricção. A umidificação da pele pode aumentar a força da fricção ou, no caso de uma pele muito úmida, temporariamente reduzi-la em função da lubrificação. Substâncias lubrificantes também tendem a reduzir temporariamente a força inicial da fricção; no entanto, a fricção tende a aumentar com a aplicação prolongada da força externa.

As bolhas de fricção tendem a ocorrer em áreas de estrato córneo aderente espesso (por exemplo, palma das mãos, sola dos pés, calcanhar, dorso dos dedos). Nas regiões do corpo onde o estrato córneo é mais fino, uma força de fricção repetida faz com que o estrato córneo se corroa e, em vez de uma bolha, ocorre erosão ou abrasão. Crianças com bolhas no calcanhar frequentemente estão usando sapatos com a numeração errada.

A conduta em caso de bolha de fricção é drenagem estéril do local, preservando intacta a própria bolha para servir de curativo. Este método ajuda a aliviar um pouco o desconforto e protege o local de infecções. Um curativo para bolhas também pode ser aplicado para minimizar a ocorrência de trauma adicional e aliviar o desconforto. Se a bolha já estiver total ou parcialmente rompida, trate o local como uma ferida aberta, com a devida aplicação de curativo antisséptico e cirúrgico.

Um estudo comparando o uso de duas abordagens diferentes, o curativo de fixação em área ampla e a fita adesiva, avaliou 907 participantes na Holanda (45 ± 16 anos, 52% homens) que trataram 4.131 bolhas. Dada a menor eficácia e satisfação, a utilização de curativos de fixação em áreas amplas não levou vantagem em relação à fita adesiva para os primeiros socorros de rotina de pacientes com bolhas de fricção.

A fita micropore não foi considerada particularmente protetora contra bolhas em maratonistas, embora essa intervenção tenha sido bem tolerada, com grande satisfação por parte dos usuários.

Saiba mais sobre bolhas de fricção.

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....