Fístulas coronarianas são a comunicação entre uma artéria coronariana e uma câmara cardíaca, ou qualquer segmento arterial ou venoso, e ocorrem em 0,05% a 0,24% da população. Geralmente são assintomáticas, mas podem cursar com sintomas e isquemia distal a fístula por roubo do fluxo do miocárdio a ser irrigado pelo vaso nativo. Endocardite bacteriana, doenças valvares secundárias, aterosclerose precoce e insuficiência cardíaca por alto fluxo são outras apresentações do quadro.
O destino da fístula e seu comprometimento funcional irão determinar o tratamento. O paciente em questão foi submetido a ressonância magnética (RM) do coração e angiotomografia do coração para melhor definir a variação da anatomia.

Figuras 4, 5 e 6. Massa arredondada adjacente à parede do átrio e ventrículo direitos. Área de edema em parede inferior. Área de realce tardio em parede inferior.
Medscape © 2022 WebMD, LLC
As opiniões expressas aqui são de responsabilidade pessoal do autor e não representam necessariamente a posição da WebMD ou do Medscape.
Citar este artigo: Paciente de 33 anos com dor torácica típica e troponina 10 tocada - Medscape - 17 de mai de 2022.
Comente