Teste Rápido: Tratamento da infecção infantil pelo vírus sincicial respiratório

Dr. Asif Noor

Notificação

16 de maio de 2022

Segundo a atualização das recomendações de 2014 da AAP, a profilaxia com palivizumabe para infecção por vírus sincicial respiratório deve ser restringida a lactentes nascidos com menos de 29 semanas de idade gestacional ou com doença crônica, como cardiopatia congênita ou doença pulmonar crônica. A profilaxia com palivizumabe deve ser considerada nos seguintes casos:

  • Lactentes prematuros que nasceram com menos de 29 semanas e zero dias de gestação e têm menos de um ano de idade cronológica no início do período sazonal do vírus sincicial respiratório.

  • Lactentes prematuros que nasceram com menos de 32 semanas e zero dias de gestação, que têm menos de um ano de idade cronológica no início do período sazonal do vírus sincicial respiratório e doença pulmonar crônica da prematuridade, definida como necessidade de > 21% de oxigênio por pelo menos 28 dias após o nascimento.

  • Lactentes com menos de 24 meses com cardiopatia cianótica congênita e  repercussão hemodinâmica significativa e que requer medicamentos para insuficiência cardíaca ou precisará de transplante cardíaco, ou lactentes com hipertensão pulmonar moderada a grave. A decisão de instituir tratamento profilático para lactentes com cardiopatia cianótica pode ser tomada junto com um cardiologista pediátrico, pois não se conhece o benefício da profilaxia com palivizumabe na cardiopatia cianótica.

  • No caso de lactente com fibrose cística e evidências clínicas de doença pulmonar crônica e/ou comprometimento nutricional no primeiro ano, o uso de profilaxia pode ser considerado. O mesmo vale para o uso continuado de profilaxia com palivizumabe no segundo ano para lactentes com manifestações de doença pulmonar grave (hospitalização prévia por exacerbação pulmonar no primeiro ano ou alterações na radiografia de tórax ou tomografia computadorizada do tórax que persistem quando o paciente está estável) ou peso por comprimento abaixo do percentil 10.

Outras recomendações atualizadas são:

  • Dar aos lactentes com indicação de profilaxia no primeiro ano de vida no máximo cinco doses mensais de palivizumabe (15 mg/kg por dose) durante o período sazonal do vírus sincicial respiratório.

  • No segundo ano de vida, a profilaxia com palivizumabe é recomendada somente para crianças que precisaram de suplementação de oxigênio por 28 dias ou mais após o nascimento, e que ainda requerem intervenção médica (suplementação de oxigênio, uso regular de corticosteroides ou diuréticos).

  • Os médicos podem considerar o uso de profilaxia para crianças com menos de 24 meses caso estejam profundamente imunocomprometidas durante o período sazonal do vírus sincicial respiratório.

O vírus sincicial respiratório se dissemina através de gotículas respiratórias e contato físico. Máscaras faciais podem reduzir a disseminação da infecção pelo vírus e são recomendadas para os cuidadores de lactentes hospitalizados. De acordo com Kutter e colaboradores, secreções em aerossol parecem ser menos importantes na transmissão; entretanto, existem evidências de que partículas em aerossol são suficientemente pequenas para permanecer suspensas no ar por tempo suficiente e também para serem inaladas e depositadas em todo o trato respiratório.

No ambiente hospitalar, o isolamento dos pacientes infectados pelo vírus sincicial respiratório e o uso de máscara e capote durante o contato próximo com casos infectados são medidas importantes para o controle da disseminação nosocomial.

Apesar de uma boa higiene ambiental, ainda pode ocorrer infecção pelo vírus sincicial respiratório. A transmissão se dá principalmente por contato com secreções infectadas através de gotículas respiratórias e por contato com mãos contaminadas, e, em menor extensão, via fômites e aerossóis. É importante lavar bem as mãos e limpar as superfícies do ambiente para evitar a transmissão do vírus.

Saiba mais sobre prevenção de infecção pelo vírus sincicial respiratório.

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....