Teste Rápido: Tratamento da infecção infantil pelo vírus sincicial respiratório

Dr. Asif Noor

Notificação

16 de maio de 2022

Pelo menos um subconjunto de pacientes com infecção do trato respiratório inferior causado por vírus sincicial respiratório parece se beneficiar do tratamento com broncodilatador. Um estudo de 2009 descobriu que, em alguns casos, é válido fazer uma tentativa de monitorar os efeitos do medicamento sobre a frequência respiratória, o pulso e a oxigenação do paciente.

A ribavirina, um antiviral de amplo espectro, foi liberada pela Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos como opção de tratamento por nebulização em crianças com infecção grave pelo vírus. Entretanto, o uso de ribavirina foi restringido a infecções potencialmente fatais em pacientes imunocomprometidos, em virtude de seu alto custo e da falta de benefício demonstrado na redução de hospitalização ou morte, bem como de questões relacionadas com efeitos tóxicos para o paciente e com a segurança do profissional de saúde (devido ao modo de administração).

Antibióticos não devem ser administrados em crianças com infecção por vírus sincicial respiratório, exceto em caso infecção bacteriana secundária.

Alfa-agonistas, como a adrenalina por nebulização, também têm sido usados durante episódios agudos de bronquiolite, embora os dados disponíveis não demonstrem claramente a sua eficácia.

Saiba mais sobre o tratamento farmacológico de infecção pelo vírus sincicial respiratório.

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....