Nota da editora: Veja as últimas notícias e orientações sobre a covid-19 em nosso Centro de Informações sobre o novo coronavírus SARS-CoV-2 .
O Brasil registrou 30.520.289 casos confirmados e 663.967 vidas perdidas desde o início da pandemia. No dia 5, foram notificadas 151 mortes por covid-19 em 24 horas. A média móvel de mortes nos últimos sete dias foi de 97. Em comparação há 14 dias, a variação foi de +3%. Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins não registraram morte por covid-19 em 24 horas. Apesar do aumento, as mortes permanecem no patamar mais baixo registrado desde o início da pandemia.
Ainda no dia 5, foram 21.112 novos casos diagnosticados em 24 horas. A média móvel nos últimos sete dias foi de 15.087, variação de +15% em relação há duas semanas. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa criado para monitorar a pandemia. As informações são coletadas diariamente junto às secretarias de Saúde estaduais. O consórcio é formado por Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e g1.
Casos de SRAG em adultos crescem pela primeira vez em quatro semanas, mostra Fiocruz
O novo Boletim do InfoGripe, divulgado na quinta-feira (5) informa que, pela primeira vez em quatro semanas, os casos de covid-19 inverteram a tendência de queda e voltaram a subir, representando 36,6% das amostras analisadas até 30 de abril. Segundo o Infogripe, houve aumento de internações por SRAG em 14 estados (Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul e Santa Catarina). Os demais estados continuam com tendência de estabilidade ou queda. O monitoramento apontou ainda tendência de aumento de notificações nas faixas etárias de 0 a 4 anos e de 5 a 11 anos. Entre adolescentes de 12 a 17 anos, o sinal é de estabilidade.
Aumento de casos em escolas na cidade de São Paulo
Durante o mês de abril, o aumento do número de alunos infectados pelo vírus SARS-CoV-2 levou escolas na cidade de São Paulo a suspenderem algumas classes e induziu uma retomada da obrigatoriedade do uso de máscaras e outras medidas de proteção.
Positividade de testes moleculares de laboratórios privados aumentou de 8,4% para 13% em três semanas
O sexto relatório de vigilância genômica do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) relata que a positividade dos testes para SARS-CoV-2 passou de 8,4% na semana de 10 a 16 de abril para 13% na semana de 24 a 30 do mesmo mês. A análise considerou os resultados de 195.123 testes moleculares realizados pelos laboratórios parceiros Dasa, DB Molecular e HLAGyn entre 1º de fevereiro a 30 de abril de 2022. As regiões Sudeste e Centro-Oeste do país concentram 95% das amostras coletadas. Na semana epidemiológica de 23 a 30 de abril, entre os testes positivos, 94,7% identificaram SARS-CoV-2; 4,6% VSR (Vírus Sincicial Respiratório) e 0,5% Influenza A ou B. Em relação ao VSR, a taxa de positividade caiu nas últimas semanas, de 21% para 17%, mas segue em patamar elevado. Em abril, a prevalência do SARS-CoV-2 aumentou na faixa de 0-9 anos: do total de casos positivos, 78% estavam nessa faixa etária.
Dois casos confirmados da recombinante XQ da Ômicron
Dois novos casos de covid-19 pela recombinante XQ da Ômicron foram confirmados na cidade de São Paulo na quinta-feira (5). Em nota, a secretaria estadual de Saúde informou que os casos foram identificados por sequenciamento genético realizado no Instituto Butantan. Ainda segundo a nota, medidas de proteção seguem cruciais para combater a pandemia do coronavírus, além da vacinação.
Pandemia subdimensionada
Segundo um grupo de pesquisadores brasileiros, em 2020, o número de mortes no país foi ao menos 18% maior do que os dados oficiais registraram. De acordo com as estimativas feitas pelos pesquisadores, os óbitos no primeiro ano da pandemia ultrapassaram os 206.624 contabilizados em mais de 37.163 vidas perdidas, somando 243.787. Os dados foram publicados em 5 de maio pela revista PLOS Global Public Health. Em março, a revista The Lancet publicou artigo mostrando que a pandemia provocou a morte de 18,2 milhões de pessoas.
Medscape Notícias Médicas © 2022
Citar este artigo: Covid-19: Resumo da semana (30 de abril a 6 de maio) - Medscape - 6 de mai de 2022.