As doenças cardiovasculares (DCV) estão entre as principais causas de morbidade e mortalidade no Brasil. De acordo com o Estudo GBD 2017, a prevalência padronizada por idade de DCV no Brasil foi de 6.025 (II 95%, 5.786-6.275) por 100 mil habitantes em 2017, acometendo 6% da população com mais de 20 anos de idade. [1]
Estratégias populacionais e individuais para o controle dos fatores de risco cardiovascular (hipertensão arterial sistêmica, tabagismo, diabetes mellitus, obesidade e dislipidemia) são fundamentais para a redução da morbidade e mortalidade da doença. A boa saúde cardiovascular também está associada à prevenção de muitas doenças importantes, como câncer, depressão e comprometimento cognitivo. [2]
Nesse contexto, a estratificação do risco cardiovascular pode orientar metas terapêuticas e recomendações para o controle dos lipídios e de outros fatores de risco. Você sabe avaliar o risco cardiovascular do seu paciente? Verifique os seus conhecimentos com o nosso teste rápido.
Medscape © 2022 WebMD, LLC
As opiniões expressas aqui são de responsabilidade pessoal do autor e não representam necessariamente a posição da WebMD ou do Medscape.
Citar este artigo: Teste rápido: Dislipidemia e estratificação do risco cardiovascular - Medscape - 28 de março de 2022.
Comente