Covid-19: Resumo da semana (5 a 11 de março)

Equipe Medscape Professional Network

11 de março de 2022

Neste artigo

 

Nota da editora: Veja as últimas notícias e orientações sobre a covid-19 em nosso  Centro de Informações sobre o novo coronavírus SARS-CoV-2 . 

Há dois anos, no dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou oficialmente que a covid-19 era uma pandemia. Desde então, houve uma corrida mundial pelo desenvolvimento de vacinas e tratamentos para salvar vidas. A implantação das primeiras vacinas contra a covid-19, que foram autorizadas para uso em dezembro de 2020, foi um divisor de águas na luta global contra o vírus – apenas um ano após seu lançamento. Hoje, se a situação parece estar melhorando, a OMS adverte contra o relaxamento de nossa vigilância muito rapidamente. "Embora os casos e mortes relatados estejam diminuindo em todo o mundo e vários países tenham levantado as restrições, a pandemia está longe de terminar – e não terminará em nenhum lugar até que acabe em todos os lugares", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus em 9 de março.

Desde o início da pandemia, o Brasil somou 654.147 óbitos e 29.247.838 casos registrados do novo coronavírus. No dia 10, a média móvel de mortes do país em sete dias está em 500 (sem dados do Amapá).  Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -32.

A média móvel de novos casos nos últimos sete dias foi de 48.803. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -44%. Os dados são consórcio de veículos de imprensa a partir de dados obtidos diariamente das secretarias estaduais de saúde. O consórcio é formado por Estadãog1O GloboExtraFolha e UOL.

Estados e prefeituras começaram a liberar a população da obrigatoriedade do uso de máscaras nas ruas e em ambientes abertos. Já as prefeituras do Rio de Janeiro, em Natal, Brasília e Florianópolis decidiram retirar também o uso da proteção facial em ambientes fechados, como bares, restaurantes, shoppings e também em transportes coletivos.

Da pandemia à endemia: o futuro da covid-19 no Brasil

Leia a entrevista concedida pelo infectologista Dr. Julio Croda ao Medscape em português. O especialista fala sobre os atuais contornos da pandemia, perspectivas e medidas necessárias para o futuro.

processing....